Visite nosso site
CARREGANDO...
Ensino

Como pedir aumento de salário? 8 dicas para falar com o seu líder

No items found.
Ensino

Como pedir aumento de salário? 8 dicas para falar com o seu líder

Saber como pedir aumento de salário é uma dúvida comum de vários profissionais, mesmo os mais experientes. O segredo para ter a melhor conversa com o seu líder, no entanto, é se preparar adequadamente e encontrar o melhor momento para abordar o assunto.

Conhecemos bem esse caminho, por isso, listamos oito recomendações para você considerar antes de pedir aumento de salário na empresa. Confira a seguir!

1. Reavalie seu desempenho

O primeiro passo para pedir aumento de salário é reavaliar seu desempenho na empresa. Considere, então, os últimos feedbacks de chefes e colegas de trabalho, além do cumprimento de metas e objetivos estipulados individualmente. Se o seu desempenho é bom de modo geral, é mais fácil encontrar argumentos para pleitear uma promoção ou mudança de cargo.

Caso contrário, vale a pena reconsiderar o seu momento e focar no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Em muitos casos, a escolha por uma especialização pode ser a saída para quem precisa de uma boa alavancagem profissional. Afinal, esses cursos qualificam o aluno e contribuem para o networking.

2. Avalie a situação da empresa

Outro ponto essencial antes de pedir aumento de salário é avaliar a situação da empresa, além do setor em que você trabalha. Se sabe que existem problemas financeiros ou alguma situação delicada ocorrendo, é recomendado aguardar e conversar com seu líder em outro momento.

Trocas de equipe ou mudanças no modelo de gestão também são exemplos de situações que podem adiar o seu pedido de aumento de salário. Então, se for necessário, é importante recuar e saber aguardar o momento certo. Isso mostra que você se importa com a empresa nos momentos bons e ruins.

3. Liste seus pontos fortes e conquistas

Listar seus pontos fortes ajudará você a construir bons argumentos para pedir o aumento de salário que tanto deseja. Comece pensando não só nas qualidades, mas nas suas conquistas e no que você conseguiu levar de relevante para a empresa em que trabalha. O que você conseguiu desenvolver? Qual o impacto disso no dia a dia?

O seu líder precisa ser convencido. Por isso, é preciso se preparar para responder o porquê essa promoção ou mudança de cargo seria benéfica para a empresa. O ideal é ir com calma nessa etapa e pensar com cuidado no que deseja dizer. Essa é a melhor forma de criar uma linha argumentativa positiva.

4. Faça uma pesquisa de mercado

Faça uma pesquisa de mercado para verificar o salário de profissionais com o mesmo cargo que o seu. Lembre-se de que o porte da instituição em que você trabalha faz toda a diferença na remuneração.

Essa verificação é importante para ter certeza de que você não está recebendo um aumento salarial abaixo do que é praticado. O ideal é pedir um valor mais justo com o seu perfil profissional.  

5. Não use motivos pessoais

Usar motivos pessoais para justificar um pedido de aumento de salário nunca é uma boa ideia. Mencionar problemas familiares, dívidas ou outras questões que não sejam relacionadas com a sua carreira pode, na verdade, fazer com que você perca credibilidade com seu líder e prejudicar a conversa.

Opte sempre por focar nos motivos profissionais que levam você a pleitear um cargo novo ou uma promoção. Como dissemos, trabalhe os argumentos, pense nas suas qualidades e nas contribuições positivas que você faz e já fez para a empresa. Reserve outros momentos para desabafar sobre questões pessoais, se for necessário.

6. Respeite os limites da empresa

Saber respeitar os limites da empresa é essencial na hora de pedir aumento de salário. Isso quer dizer que é preciso se preparar para algumas situações frustrantes, afinal, essa questão envolve outros departamentos e seu chefe provavelmente precisará acionar outras pessoas.

É possível, por exemplo, que a resposta não seja imediata. Ou, ainda, que a empresa negue seu pedido de aumento. Nesse último caso, é muito importante pedir um feedback sobre a situação, além de tentar entender o que pode ser feito para que você possa se desenvolver profissionalmente.

De modo geral, conduza a conversa de maneira tranquila, sempre tentando compreender os motivos da empresa e buscando direcionamentos concretos e práticos para melhorar o seu desempenho no dia a dia.

Não faça ameaças ou use de apelos emocionais, tampouco aproveite a conversa para comparar seu trabalho com o de outros colegas. Trate o momento como algo bacana para o seu desenvolvimento profissional. Talvez, essa conversa sirva para você reavaliar seus passos profissionais, já pensou?

7. Elabore um plano de carreira

O plano de carreira é a ferramenta ideal para nortear seus passos profissionais e ajudar você a saber exatamente aonde quer chegar. E quando você consegue organizar direitinho esse planejamento, pode se preparar melhor para pedir o aumento de salário, sabia? Ou buscar um novo emprega em outro local.

Então, não espere que a empresa bole um para você. Comece fazendo uma avaliação pessoal, trace seus objetivos e metas, elabore as melhores estratégias e comece a conquistar as melhores oportunidades do mercado. A preparação, como falamos, é o caminho e o segredo!

8. Mostre disposição para novos desafios

O mercado de trabalho, de forma geral, gosta de profissionais dispostos a encarar novos desafios sempre. Pessoas que aceitam assumir outras tarefas e responsabilidades, que conseguem se adaptar às mudanças e estão comprometidas com resultados.

A dica aqui, então, é simples: mantenha-se em movimento! Invista em autoconhecimento, não importa em qual momento da carreira estiver. Aposte em uma boa formação profissional, continue desenvolvendo suas habilidades e busque conquistar o seu diferencial. Esse é um passo importante para deixar sua marca no mercado de trabalho.

Esse foi o nosso conteúdo com oito dicas sobre como pedir aumento de salário! Agora que sabe mais sobre o assunto, lembre-se de que uma formação de qualidade pode turbinar ainda mais o seu currículo e ajudar você a conquistar a carreira que sempre quis.

O UniAcademia tem diversos cursos para ajudar você a se desenvolver e aproveitar muitas oportunidades profissionais. Confira em nosso site para saber mais!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.