Visite nosso site
CARREGANDO...
 como ser um coach
No items found.

Você sabe como ser um coach? Certamente, você já ouviu falar do termo, não é? Esse profissional é responsável por auxiliar uma pessoa na busca por um objetivo. Sendo assim, ele ajuda o cliente a manter o foco em sua meta e não desistir ao longo da trajetória.

No entanto, muitas pessoas ainda não entendem muito bem como funciona a formação desse profissional. E você, sabe como seguir carreira na área? Foi para responder a essa pergunta que elaboramos este artigo.

Aqui, você vai conhecer melhor a profissão, os ramos de atuação, como ocorre a formação e quais são as habilidades necessárias para trabalhar na área. Acompanhe a leitura!

O que é o coach?

A palavra coach vem do inglês e significa treinador. Atualmente, esse profissional é contratado com o intuito de oferecer ao cliente o suporte necessário para sair da sua situação atual e chegar aonde deseja.

Isso vale tanto para a vida profissional quanto pessoal. Por exemplo, se você quiser emagrecer, o coach pode auxiliar. Já se deseja abrir um negócio, novamente ele também pode atuar.

O coach utiliza técnicas com a intenção de mudar o comportamento e o pensamento dos clientes, revelando atitudes mais otimistas e bem-sucedidas. Esse processo ainda resulta em aprimoramento da inteligência emocional, que é fundamental para qualquer pessoa.

Quais são os segmentos de atuação?

Como dissemos, esse profissional pode atuar em diferentes objetivos, dependendo do cliente. Por isso, a área é dividida em subáreas, que vamos apresentar para você a seguir.

Coaching de carreira

O profissional que deseja atuar em coaching de carreira auxilia as pessoas a encontrarem um novo caminho profissional ou torná-las mais bem-sucedidas no emprego atual, alcançando promoções, por exemplo.

Esse tipo de coaching é bem procurado tanto por jovens indecisos quanto à profissão que devem escolher, como também por pessoas mais experientes que ainda não chegaram no patamar desejado dentro da carreira.

Coaching de relacionamento

Como você já pode imaginar, o coach de relacionamento é voltado para os casais. Nesse caso, o profissional tem como finalidade fazer com que eles superem as dificuldades, estimulando o vínculo entre os dois.

Dessa forma, o coach permite que o casal se conheça mais a fundo, aceite os defeitos um do outro e, juntos, consigam trabalhar em busca de suas metas.

Coaching de vida

Dentre os tipos de coaching, esse é o mais amplo, pois trabalha com diferentes áreas da vida do cliente. Para isso, o profissional foca no seu desenvolvimento pessoal, possibilitando que consiga usar o máximo de sua capacidade, estabelecer metas e vencer obstáculos.

Portanto, esse trabalho é um pouco mais longo que os demais, porque o profissional precisa trabalhar diversos aspectos do cliente. O objetivo é que ele, eventualmente, tenha autonomia no seu caminho.

Coaching de finanças

Quanto ao coach que trabalha com finanças, os clientes podem ser tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Em ambos os casos, o profissional faz a orientação relacionada ao planejamento financeiro eficiente.

Então, primeiro ele identifica as falhas no uso das finanças, reorienta em relação à utilização de recursos e, assim, permite que o cliente consiga se restabelecer financeiramente.

Coaching de negócios

Por último, temos o coaching de negócios, que é a modalidade voltada para pessoas jurídicas. Nesse caso, o profissional auxilia empresários no crescimento das empresas, ensinando-os a criarem estratégias.

Para isso, ele faz uma avaliação das organizações, identifica os objetivos principais e organiza os processos. Tudo isso é feito lado a lado com o cliente.

Como ser um coach?

Se você tem interesse em uma área, precisa saber como se formar nela, certo? Afinal, é fundamental que o profissional tenha autoridade no assunto e, para isso, revela-se necessário um diploma atestando a sua capacidade.

No caso do coach, é importante fazer um curso de formação em coaching. Ainda que não seja obrigatório para exercer a profissão, esse é um grande diferencial, dividindo profissionais bem-sucedidos dos medianos. Para isso, você pode realizar uma pós-graduação na área.

Inclusive, caso já tenha graduação em um ramo completamente diferente, não tem problema: é possível fazer o curso mesmo assim. Um bom MBA oferece aos estudantes disciplinas essenciais para o exercício da profissão, como Comunicação e Oratória, Programação Neurolinguística e Leader Coach.

Quais são as características necessárias para exercer a profissão?

Se você deseja ter sucesso como coach, é importante não apenas fazer o curso de formação na área, como também reunir algumas características fundamentais para o exercício da profissão. A seguir, listamos quais são elas.

Planejamento estratégico

Para ajudar os outros a cumprir as metas almejadas, você precisa ser uma pessoa com facilidade em elaborar planejamentos estratégicos. Portanto, é fundamental olhar para cada cliente individualmente e traçar um plano, baseado em etapas, de modo que ele possa chegar ao objetivo final.

Boa comunicação

Como você já deve imaginar, ter boa comunicação é uma habilidade essencial para esse profissional. Afinal, a oratória é o mecanismo de trabalho diário. Por isso, é importante saber se expressar de forma coerente, assertiva e educada, sem ofender ou transmitir receio nos argumentos.

Qualificação constante

Manter-se constantemente capacitado é necessário em qualquer profissão, assim como o coaching. Então, depois de completar o MBA, busque cursos de extensão ou, até mesmo, novas especializações para que você consiga ficar atualizado quanto às novidades da área. Assim, você será capaz de oferecer um trabalho melhor aos seus clientes.

Motivação e engajamento

Para auxiliar os clientes, evitando que eles fiquem desanimados ou frustrados durante a trajetória em busca da realização do objetivo, você precisa ser uma pessoa motivada e engajada com o trabalho. Dessa forma, é possível passar esses sentimentos para eles. Portanto, pense que, a cada pessoa satisfeita, você será um profissional realizado também.

Neste artigo, você pôde descobrir como ser um coach, as diferentes áreas de atuação desse profissional e as características necessárias para trabalhar no ramo. Caso tenha se interessado, o próximo passo é fazer a matrícula na universidade e começar a ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos.

Para isso, conheça nosso curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.