Visite nosso site
Mercado

Empreender em Juiz de Fora: 8 dicas para você colocar em prática!

Mercado

Empreender em Juiz de Fora: 8 dicas para você colocar em prática!

Empreender em Juiz de Fora é uma atitude que ganhou ainda mais força nos últimos anos, com a criação de comunidades de incentivo ao desenvolvimento de startups ligadas à inovação e a outras áreas, principalmente aquelas voltadas a serviços e comércio. A cidade foi a quarta em Minas Gerais com mais empreendedores individuais sendo formalizados nos oito primeiros meses de 2020.

Assim, reinventando-se diante dos obstáculos econômicos e sociais, o empreendedorismo em Juiz de Fora tem se mostrado resistente e é responsável por gerar emprego e renda para milhares de famílias na região da Zona da Mata Mineira.

Para ajudar você a empreender em Juiz de Fora, separamos 8 dicas para colocar em prática. Acompanhe!

Curso de empreendedorismo

1. Explore o mercado e conheça sua concorrência

Um estudo de mercado é fundamental para que você possa elevar as chances de sucesso do seu empreendimento, independentemente do tamanho dele. Para isso, é preciso estar atento às tendências de mercado, conhecer a concorrência, definir o seu público-alvo, entre outras ações iniciais.

Você pode contar com a ajuda de ecossistemas da própria região de juiz de Fora, como o Zero40, ou mesmo contar com a ajuda do SEBRAE, que possui sede administrativa na cidade e conta com especialistas para orientar os futuros empresários.

Estudando bem o mercado e levantando as questões mais relevantes acerca do seu negócio, você eleva as suas chances de sucesso e estará mais preparado para os desafios e possíveis adaptações para implantá-lo com sucesso.

2. Defina e entenda o seu público-alvo

A razão de qualquer negócio está diretamente relacionada aos clientes. Sem eles, nenhum negócio prospera, por isso, é preciso estar atento ao definir quem será o seu nicho de mercado e, posteriormente, o seu público-alvo.

Para tanto, é necessário definir quem serão aquelas pessoas que precisam de seus produtos e serviços, onde elas estão, quais são seus hábitos e como você pode chegar até elas.

É preciso empregar tempo para entender como o seu negócio pode ajudá-las, quais são os seus problemas, e como as suas soluções se encaixarão nas necessidades do seu consumidor.

3. Seja um administrador do seu tempo

Começar a empreender é um desafio e tanto. É necessário muito estudo, dedicação e, muitas vezes, você terá de fazer as atividades sozinho, até ter capital para começar a contratar os seus primeiros colaboradores. Por isso, administrar muito bem o seu tempo é fundamental para ter sucesso na hora de empreender.

Evite deixar tarefas importantes para depois, já que procrastinar pode deixar você cada vez mais longe de alcançar os seus objetivos. Conte com uma agenda, seja ela física ou eletrônica, para anotar os principais compromissos do dia.

Faça listas de tarefas e se organize a fim de cumprir os prazos. Lembre-se de que a sua credibilidade é uma moeda que as pessoas compram, e não entregar o que promete pode sabotar o seu negócio antes mesmo que ele atinja o primeiro ano de vida.

4. Fique atento às finanças

Todo empresário precisa controlar as finanças e, para isso, pode contar com um fluxo de caixa, onde conste tudo o que entra e sai de capital da empresa. É preciso evitar gastos desnecessários, principalmente nos primeiros meses.

Também é essencial separar os gastos pessoais dos da empresa. Para isso, estipule o seu próprio salário, sem extrapolar os limites do faturamento.

Caso precise de ajuda, considere contratar uma assessoria especializada em processos financeiros. Com isso, além de profissionalizar esse importante setor da empresa, você ainda pode se dedicar à atividade-fim e à profissionalização do seu negócio com mais afinco.

5. Pense nas estratégias de divulgação

É preciso pensar em estratégias para divulgar a sua marca, seus produtos e serviços. Com o negócio já estabelecido e o público-alvo definido, pense nos veículos de comunicação onde existe uma audiência maior desse público. As redes sociais são excelentes ferramentas para quem está começando e apresentam um baixo custo, se comparadas a veículos de comunicação de massa, como televisão, por exemplo.

Aposte em parcerias e divulgue entre os amigos. A depender do negócio, pense em cartões de fidelidade. Caso você possua um ponto de venda fixo, capriche na sinalização para chamar a atenção do público.

6. Busque capacitação na área

Estudar é uma das principais atividades do empreendedor que deseja expandir o seu negócio. Para isso, é preciso estar atento às oportunidades do mercado, à economia e às mudanças sociais. Para que todo esse aprendizado seja otimizado, uma ótima solução é frequentar palestras, mesmo que online, sobre o tema empreendedorismo.

O próprio SEBRAE possui uma rede de capacitação para ajudar o empreendedor que está começando. Além disso, em Juiz de Fora, você encontra a rede DELAS, iniciativa do próprio SEBRAE, além do ecossistema ZERO40, e a Universidade federal de Juiz de Fora, que possui o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, o CRITT. A entidade é voltada a apoiar os negócios relacionados a inovação e tecnologia.

7. Tenha outros empreendedores como aliados

Ter outros empreendedores como parceiros é uma forma de aproveitar os seus recursos, principalmente no início das atividades da empresa. Você consegue essas parcerias fomentando o seu networking e também frequentando eventos de empreendedores.

8. Capitalize o seu negócio

Bancos estatais possuem linha de crédito para empreendedores. No entanto, você terá de pagar juros, mesmo que abaixo do mercado. Outra solução para capitalizar o seu negócio e ajudá-lo a passar pelos primeiros meses, até você conquistar mais clientes, é ter um investidor anjo. Ele acredita no empreendimento, injeta capital e quando os lucros começarem a aparecer, ele tem o seu valor restituído de acordo com a negociação realizada entre as partes.

Assim, empreender em Juiz de Fora é possível e pode ser um negócio bastante lucrativo, já que a cidade é um dos polos da Zona da Mata Mineira, sendo um importante vetor econômico do seu estado. No entanto, para alcançar o sucesso no empreendedorismo, é preciso ter persistência e focar nos objetivos propostos pelo seu negócio.

O que você achou deste artigo sobre 8 dicas para empreender em Juiz de Fora? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Curso de empreendedorismo

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!