Visite nosso site
Inovação

Estágio em home office: 6 dicas de como trabalhar em casa

Inovação

Estágio em home office: 6 dicas de como trabalhar em casa

Está em dúvida sobre como se comportar no estágio em home office? Por conta da pandemia, o formato de trabalho online passou a ser a realidade para muitos estagiários. Com isso, a rotina de tarefas mudou, exigindo adaptação dos profissionais.

Para ter um bom desempenho, mesmo estando em casa, também é fundamental transformar alguns hábitos. Até porque a atuação remota pode exigir até mais disciplina e comprometimento, quando comparada ao serviço presencial.

Acompanhe a seguir e conheça 6 dicas para trabalhar e apresentar bons resultados no estágio em home office. Confira!

1. Cumpra os horários estabelecidos para o estágio

Assim como qualquer outro trabalho, o estágio exige o cumprimento de um período de dedicação diário às atividades profissionais. Mesmo estando em casa, é imprescindível ser pontual e comparecer às reuniões e chamadas de vídeo com líderes e colegas do serviço para se manter atualizado das novidades.

Muitas pessoas que atuam em home office acabam perdendo a disciplina com os horários, principalmente em casa, onde ocorrem diversos tipos de distrações. No entanto, para não correr o risco de perder o cargo, é preciso dar uma atenção especial aos compromissos e evitar ao máximo perder os prazos anteriormente combinados.

Os líderes corporativos tendem a valorizar muito mais os colaboradores comprometidos e que são pontuais, e isso ocorre por inúmeras razões. Antes de tudo, eles acabam criando mais confiança no profissional por seu bom exemplo, o que pode representar uma promoção ou até mesmo um aumento no salário.

2. Desenvolva uma rotina e seja disciplinado com as atividades

Trabalhar em casa não é tão simples como parece, não é mesmo? Qualquer tipo de acontecimento ao redor pode ser motivo para tirar o foco das tarefas e atrapalhar o desenvolvimento das atividades. Para evitar a situação, é preciso desenvolver uma rotina bem regrada e ser disciplinado para dar conta de todos os compromissos do estágio.

Assim, será preciso incluir, em seu planejamento diário, horários para todas as atividades e segui-los à risca para que tudo saia como planejado. Dessa maneira, você evita acumular trabalho e ainda pode estar mais disponível para atender outras demandas urgentes da empresa.

Ser um colaborador bem organizado é um diferencial que muitos empregadores buscam atualmente. O mercado de trabalho também tende a ser bastante seletivo com profissionais compromissados e que demonstram competências e habilidades em relação ao planejamento da rotina.

3. Mantenha uma boa comunicação com os colegas de trabalho

O trabalho remoto, da mesma forma como ocorre no presencial, exige um bom relacionamento entre os colegas e os líderes corporativos. Até porque todas as atividades exigem comunicação entre as equipes, que estão a todo momento trocando informações e transmitindo dados de forma online.

Isso é essencial também para tomar melhores decisões e entrar em consenso sobre determinados assuntos na empresa. Para isso, o estagiário deve, desde a primeira experiência profissional, se engajar para desenvolver seu relacionamento interpessoal e sua inteligência emocional para ter mais chances de construir relações de confiança.

A estratégia é recomendada para todos os colaboradores que querem se tornar diferenciados no mercado de trabalho e adquirir uma melhor imagem entre as empresas e a equipe de trabalho. Inclusive, essa é uma excelente oportunidade de ser lembrado pelos líderes de forma positiva e de ser indicado a cargos mais promissores futuramente.

4. Tire dúvidas sempre que possível

Muitas vezes, atuar em home office acaba gerando dúvidas nos estagiários, não é mesmo? A falta do suporte presencial dos colegas que já conhecem a dinâmica da empresa e de seus serviços, pode fazer falta e acabar atrapalhando a conquista de bons resultados pelo profissional.

Por isso, é importante tirar dúvidas e estar em constante comunicação com a equipe e com seus supervisores sempre que não souber o que fazer em determinada tarefa. O pior é entregar uma demanda pela metade ou, até mesmo, cometer erros graves que podem atrapalhar o desenvolvimento e o planejamento das atividades.

Não é preciso ter vergonha de pedir auxílio, até porque a adaptação ao trabalho remoto é algo que vem com o tempo. Portanto, não se cobre muito e pergunte tudo o que precisar aos outros colaboradores que já têm mais experiência. Certamente, eles estarão abertos a ajudar você a apresentar melhores resultados.

5. Participe ativamente das reuniões

Estar atento ao que acontece na empresa e entre a equipe de trabalho é essencial para entender as dinâmicas das atividades e de como ocorre a comunicação entre as pessoas envolvidas em um mesmo projeto, por exemplo. Por isso, tente participar ativamente das reuniões, escutando o que os colaboradores têm a dizer, mas também emitindo sua opinião sobre assuntos da sua área.

Os estagiários podem contribuir bastante para a mudança de mentalidade nas organizações. Isso porque geralmente quem ocupa um cargo de estágio tem muitas ideias diferenciadas, principalmente de uma geração mais nova, o que pode agregar bastante à inovação dos serviços e produtos oferecidos pela companhia.

Ao estar mais presente, o estagiário também demonstra proatividade e engajamento, que são qualidades bastante valorizadas. Assim, sempre que possível, aproveite a oportunidade para demonstrar seu ponto de vista e treinar, ao mesmo tempo, sua comunicação.

6. Reserve um local tranquilo para as atividades

Em casa, as distrações costumam surgir de onde menos se imagina, não é mesmo? Por isso, contar com um ambiente reservado, silencioso e bem organizado é extremamente recomendado para quem atua em home office. Além de elevar o desempenho, o estagiário terá mais foco para realizar as tarefas.

O mais indicado é que você reserve um cômodo ou, até mesmo, crie um espaço dentro do quarto para se dedicar às atividades. É importante também conversar com as pessoas que dividem a casa e explicar que você não pode ser incomodado quando está no trabalho.

Dessa maneira, será mais simples criar um planejamento e se dedicar com mais disciplina. Você também pode aproveitar para antecipar algumas tarefas, quando possível, para aliviar a carga de trabalho e ter mais tempo para descansar ao final do expediente.

Para ter um melhor desempenho no estágio em home office, é essencial ser flexível e se adaptar à nova realidade do serviço remoto. Mesmo que o profissional não conviva dia a dia com chefes e colegas de trabalho, é preciso estar sempre apresentando e desenvolvendo um bom comportamento no ambiente corporativo para ser mais produtivo e ter a oportunidade de uma renovação de contrato ou ascensão de cargo.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter para receber, diretamente em seu e-mail, todas as novidades do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!