Visite nosso site

Em busca do primeiro emprego? Saiba como conseguir!

Em busca do primeiro emprego? Saiba como conseguir!

Conquistar o primeiro emprego pode ser desafiador para algumas pessoas. Mesmo assim, existem maneiras de contornar as dificuldades e tornar-se um candidato com grande potencial no mercado de trabalho.

Antes de tudo, você precisa ter em mente que bons profissionais continuam se capacitando, mesmo depois da formação acadêmica. Para ser bom em alguma área, portanto, é necessário manter a dedicação e estudar continuamente, ganhando, com isso, vantagem sobre a concorrência.

Está em busca do primeiro emprego, mas não sabe bem como começar? Acompanhe a seguir e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais os desafios enfrentados ao buscar o primeiro emprego?

O início da carreira pode ser uma fase desafiadora, já que é o momento em que o candidato busca por boas oportunidades, mas, ao mesmo tempo, vivencia a falta de experiência no mercado. Igualmente, é a etapa da vida profissional que as pessoas mais apresentam inseguranças sobre suas próprias capacidades.

O despreparo e a ausência de qualificação, da mesma forma, representam barreiras que afetam significativamente o avanço no meio corporativo. Por isso mesmo, é natural que a busca pelo primeiro emprego seja um período marcado por medos, incertezas e outros inúmeros obstáculos.

Até mesmo porque, hoje, boa parte dos recrutadores dão preferência e valorizam os profissionais mais capacitados e experientes. Mesmo assim, desenvolver o perfil de um candidato desejado é uma tarefa totalmente possível e que pode ser planejada com a devida organização e tempo.

Qual a importância de adotar estratégias nesse momento?

A melhor maneira de adquirir destaque diante de tantos concorrentes, sem dúvidas, é buscar por conhecimento de qualidade e se manter atualizado às mais recentes tendências do mercado de trabalho. Por exemplo, atualmente o letramento digital tornou-se praticamente um pré-requisito para vagas de diferentes segmentos.

Sem um currículo atrativo e minimamente elaborado, pode ser realmente desafiador conquistar as melhores oportunidades. Por isso, adotar certas estratégias é a principal dica para ser um profissional valorizado e desejado, diante da imponente competitividade.

A principal recomendação, como citamos, é investir na sua educação, pois o conhecimento é o pilar de tudo o que existe no mercado. Cursos de graduação, pós-graduação e especializações, por exemplo, são formações que permitem que você esteja à frente dos demais.

Felizmente, existem diferentes ações que podem favorecer o seu desenvolvimento e, consequentemente, o seu crescimento profissional. Participar de iniciativas comunitárias e voluntárias, fazer networking e ir atrás de estágios, monitorias e programas de aperfeiçoamento de carreira são algumas práticas interessantes nesse sentido.

Como conquistar o primeiro emprego?

De forma geral, boa parte dos recrutadores procuram por candidatos em início de carreira que tenham disposição e iniciativa para aprender. Para ser notado, vale a pena participar de atividades extracurriculares e de outros programas de desenvolvimento, principalmente no período da formação acadêmica.

Mesmo que existam desafios, você não precisa necessariamente demonstrar despreparo diante dos empregadores. Por outro lado, é interessante trabalhar a confiança e mostrar justamente quais são suas mais notáveis habilidades e competências.

Para ajudar você na conquista da primeira oportunidade, listamos algumas estratégias altamente eficazes a seguir. Confira!

Invista em capacitação

Conhecimento nunca é demais e, por isso mesmo, você deve investir de forma contínua em capacitação de qualidade. Além da formação acadêmica, busque por cursos livres e voltados para o aperfeiçoamento na sua área de atuação profissional.

Cursos desse tipo ajudam a desenvolver não apenas habilidades técnicas, mas também comportamentais, que são bastante valorizadas hoje no mercado de trabalho em diferentes segmentos.

Busque experiências ainda na faculdade

Outra dica é participar ao máximo de experiências no período da faculdade, como estágios, monitoria, empresas juniores, projetos de pesquisa e extensão, palestras, eventos e muito mais. Em geral, esse tipo de vivência sempre acaba favorecendo a melhora da aprendizagem e do perfil profissional.

Também é uma chance e tanto de conhecer e de se conectar com pessoas influentes, colegas e professores. Tudo isso pode agregar de forma positiva na construção do seu currículo no futuro.

Faça um curso superior

Hoje, ter um curso superior é um dos pré-requisitos para ingressar e ter sucesso no mercado de trabalho. Por ser um ambiente cada vez mais competitivo, os candidatos que apresentam o diferencial acabam sendo mais valorizados pelos recrutadores.

A formação também pode ser útil caso você queira estudar para um concurso público no seu segmento e ter, com isso, acesso a remunerações cada vez mais atrativas.

Personalize o currículo

Para ter um perfil mais apresentável, vale a pena investir ao máximo na construção do seu currículo e personalizar o documento, de acordo com a vaga para a qual está se candidatando. É interessante também deixar claro que você está em busca do primeiro emprego.

Para isso, será preciso inserir as suas informações pessoais e profissionais, como cursos que realizou, trabalhos voluntários, idiomas, entre outros conhecimentos que domine.

Prepare-se para entrevistas e dinâmicas

A depender de cada área, os recrutadores utilizam diferentes técnicas para conhecer melhor os candidatos às vagas. Por exemplo, atualmente, é comum que as entrevistas sejam elaboradas de forma cada vez mais dinâmica e diferenciada pelas empresas.

O uso de testes de personalidade, igualmente, é um recurso amplamente implementado, pois ajuda a medir o nível de integridade de cada profissional. Assim, é fundamental estar preparado para encontrar esse tipo de desafio.

Pratique o autoconhecimento

Praticar o autoconhecimento é vantajoso por uma série de razões. Primeiramente, você passa a conhecer melhor as suas habilidades, competências e dificuldades, identificando quais são os pontos de melhoria que podem ser aperfeiçoados em seu perfil.

O autoconhecimento ainda proporciona mais confiança, sobretudo para passar por testes e entrevistas de forma tranquila. Assim, você tem mais chances de transmitir segurança em processos seletivos e de se destacar.

Faça trabalhos voluntários

Trabalhar de forma voluntária é uma prática que permite agregar conhecimentos e experiências, sendo uma alternativa interessante para conseguir uma primeira oportunidade de emprego formal. Ao participar desse tipo de iniciativa, o profissional conquista diferencial e se aproxima da vaga pretendida.

Para isso, vale a pena buscar por atividades voluntárias no período dos estudos e durante toda a formação acadêmica. Em geral, as instituições de ensino sempre oferecem programas do tipo e possibilidades bacanas em diversas áreas de atuação.

Você deve ter percebido como a capacitação é essencial para obter diferencial e concorrer às melhores oportunidades. Mesmo que a busca pelo primeiro emprego seja desafiadora em muitos sentidos, com conhecimento e suporte de qualidade, fica mais simples conquistar o que deseja.

Por isso, a nossa recomendação é investir em uma instituição de ensino que realmente se preocupa com os resultados e o avanço de seus alunos, como o UniAcademia. Além de os nossos cursos serem reconhecidos pela excelência acadêmica, oferecemos toda a orientação e a infraestrutura necessárias para que você alcance o sucesso na sua carreira.

Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do UniAcademia agora mesmo para conhecer mais sobre os nossos diferenciais!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!