Visite nosso site

O que observar na infraestrutura da faculdade? Veja 8 aspectos

O que observar na infraestrutura da faculdade? Veja 8 aspectos

Você sabia que a infraestrutura da faculdade pode impactar o seu processo de aprendizagem? A insatisfação com o ambiente de ensino é um dos principais motivos que levam muitos alunos a abandonarem ou se ausentarem das práticas acadêmicas.

Por isso, antes de escolher a instituição de ensino superior, é fundamental estar atento a alguns fatores relacionados à estrutura do espaço, como salas de aula equipadas, segurança, limpeza e facilidade de acesso.

Acompanhe a seguir e confira 8 aspectos que devem ser observados na infraestrutura da faculdade!

Entenda por que escolher uma faculdade com boa infraestrutura

Os elementos que compõem a infraestrutura física da instituição de ensino superior são determinantes para a boa formação dos estudantes. Isso porque a estrutura pode ampliar as possibilidades de ensino, permitindo, por exemplo, a vivência de experiências práticas relacionadas à profissão escolhida.

Portanto, o ideal é que a faculdade ofereça laboratórios de qualidade, salas de aula com equipamentos modernos, espaços preservados e materiais didáticos atualizados. Tudo isso é fundamental para complementar a aprendizagem e ampliar a qualificação dos futuros profissionais.

Sem isso, o processo de ensino pode ser impactado negativamente, influenciando na formação e no desenvolvimento dos alunos. Isso é ainda mais relevante em cursos que contam com atividades práticas na matriz curricular e que demandam ambientes altamente equipados para as aulas.

Portanto, antes de escolher a instituição de ensino, você deve prestar bastante atenção no que a faculdade tem de diferencial. Para ter mais garantia, converse com ex-estudantes, professores e funcionários e pergunte quais são as vantagens que a estrutura do local oferece.

Saiba o que observar na infraestrutura da faculdade

Nada melhor do que visitar o campus da faculdade e conhecer os diferentes espaços que compõem o ambiente de ensino, não é mesmo? Na ocasião, é importante ficar atento a alguns detalhes e avaliar como as instalações físicas podem beneficiar a sua formação acadêmica.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos a seguir 8 aspectos que devem ser observados para tomar uma boa decisão. Confira!

1. Laboratórios

Os laboratórios possibilitam que os estudantes desenvolvam habilidades e competências essenciais para o seu futuro. Por isso, é interessante que a instituição de ensino forneça esse tipo de espaço para diferentes cursos, sobretudo os que demandam atividades experimentais e práticas com frequência.

2. Biblioteca

Da mesma forma, é necessário que o ambiente de aprendizagem ofereça uma biblioteca bem equipada com materiais atualizados e de qualidade. Para isso, vale a pena avaliar como é a climatização, a limpeza e o arejamento do espaço, entendendo se o local gera bem-estar e é silencioso o suficiente.

3. Equipamentos tecnológicos

Também verifique se a faculdade fornece equipamentos tecnológicos modernos, como computadores, projetores, rede Wi-Fi, entre outros. Hoje, a tecnologia é utilizada como ferramenta básica de apoio, permitindo que os espaços destinados às aulas se tornem mais interativos e eficazes.

4. Facilidade de acesso

Separe um dia e visite o campus da instituição de ensino para entender, na prática, como é o acesso até o local. Avalie também se existem linhas de ônibus disponíveis, se o ambiente ao redor conta com a devida segurança, além de notar se há restaurantes ou lanchonetes próximas.

5. Localização do campus

Confira também se a localização da faculdade é muito distante do seu bairro, pois isso pode acabar afetando a sua rotina de forma significativa. Imagina só passar horas apenas para chegar até o ambiente de aprendizagem? Por mais que não pareça, esse período gasto em locomoção pode gerar desgastes físicos e emocionais, que interferem diretamente no seu desempenho acadêmico.

6. Limpeza

As salas de aula, os banheiros, os laboratórios, a biblioteca, o refeitório e os demais espaços em comum são devidamente limpos e organizados? É essencial avaliar a higiene no geral, já que você passará bons anos frequentando a faculdade e seus diferentes espaços de convivência.

7. Segurança

A segurança do local é um detalhe muito importante e que deve ser avaliado para que os alunos se sintam protegidos dentro da faculdade. Dessa forma, confira se a direção tem a preocupação de contratar funcionários específicos para cuidar da segurança dos estudantes.

8. Condições das salas de aula

Salas de aula bem equipadas são um pré-requisito para você tomar a decisão pela instituição de ensino. Até porque é nesse espaço que os alunos adquirem conteúdos teóricos, vivenciam práticas da futura profissão e desenvolvem os conhecimentos acadêmicos.

Conheça os diferenciais do UniAcademia

O Centro Universitário Academia (UniAcademia) oferece cursos de graduação, como Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos, e pós-graduações. A instituição conta com três campi em Juiz de Fora: Unidade Academia, Unidade Arnaldo Janssen e Seminário Santo Antônio.

Hoje, o UniAcademia se diferencia das demais faculdades por oferecer o que há de mais moderno em questão de infraestrutura. As nossas diferentes unidades contam com prédios equipados com teatro, laboratórios, piscina, quadras, ginásios, museu e jardim botânico, além de um Núcleo de Práticas Jurídicas para os alunos de Direito.

As salas de aula são baseadas nas metodologias invertida e ativa, que auxiliam na potencialização do processo de aprendizagem. Além da infraestrutura de qualidade, o UniAcademia também conta com um corpo docente invejável, com mestres e doutores em suas áreas de atuação.

Outro diferencial são as empresas júnior e a central de estágio da instituição de ensino. Esses ambientes contribuem para que os graduandos vivenciem a realidade do mercado de trabalho antes de obterem o diploma, sendo um espaço de preparação essencial para o seu desenvolvimento profissional.

O UniAcademia também se preocupa em oferecer atividades complementares, como palestras, seminários, congressos, webinars e eventos temáticos. Todas essas ações favorecem a formação e a experiência dos alunos, que podem aproveitar as excelentes qualidades da estrutura para aperfeiçoarem competências importantes e exigidas pelos empregadores dos mais diferentes setores de atuação.

Agora você já sabe quais são os aspectos a serem considerados na infraestrutura da faculdade. Uma dica, como citamos ao longo do conteúdo, é conversar diretamente com ex-alunos e funcionários para avaliar as diferentes opiniões sobre o local dedicado à construção dos conhecimentos acadêmicos.

Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do UniAcademia agora mesmo para conhecer mais de perto todos os nossos diferenciais!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!