Visite nosso site

Afinal, quanto tempo dura uma pós-graduação? Entenda

Afinal, quanto tempo dura uma pós-graduação? Entenda

Se você está em busca de recolocação profissional e deseja se especializar, é fundamental saber quanto tempo dura uma pós-graduação para organizar da melhor forma o seu tempo. Dessa maneira, você também consegue planejar sua carreira de forma mais objetiva e descobre, por exemplo, o quanto precisará se dedicar aos estudos.

Existem diferentes opções de cursos de pós, que são oferecidos tanto na modalidade EAD quanto na presencial. Assim, se você precisa conciliar os compromissos acadêmicos com o trabalho, é possível contar com opções mais flexíveis que facilitam o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Quer descobrir quanto tempo dura uma pós-graduação? Continue a leitura e confira!

Afinal, quanto tempo dura uma pós-graduação?

Grande parte das pessoas que buscam por uma pós-graduação quer reciclar seus conhecimentos e se atualizar profissionalmente. No entanto, dúvidas comuns são:

  • qual a carga horária de cada curso e modalidade?
  • é possível conciliar as tarefas diárias com os estudos?

Atualmente, existem diferentes opções de pós, que podem ser feitas de forma presencial ou a distância. A depender do seu perfil e objetivos, será preciso escolher por um curso que se encaixe nas suas necessidades. Todas as alternativas são indicadas para quem deseja se especializar e se tornar diferenciado no mercado de trabalho.

Veja, a seguir, quais são as características e o tempo de duração de cada pós-graduação para fazer uma escolha mais adequada, de acordo com a sua rotina.

Mestrado

O mestrado é uma pós do tipo stricto sensu, e pode ser acadêmico ou profissional. O objetivo do curso é que o aluno se aprofunde em determinado tema que seja de seu interesse. A opção promove a reflexão teórica do assunto estudado e desenvolve habilidades importantes para quem deseja ser professor ou pesquisador em sua área de atuação.

A carga horária do mestrado é de 360 horas, e o estudante deve cumprir e ser aprovado em disciplinas obrigatórias e optativas para obter o diploma. Na prática, isso corresponde a aproximadamente 2 anos, em que o mestrando deve conciliar o tempo entre as matérias, as atividades de orientação e a escrita da dissertação.

Quem opta pelo mestrado na modalidade EAD deve cumprir a mesma carga horária do curso presencial. Para se inscrever, o candidato deve apresentar um diploma de ensino superior e passar por um processo seletivo, que inclui análise de currículo, provas e entrevista.

Especialização

Já a especialização é oferecida no grau lato sensu e tem como objetivo desenvolver competências técnicas e aprimorar a atuação no mercado de trabalho. Esse tipo de pós-graduação, ao contrário dos cursos stricto sensu, não oferece diploma, título de mestre ou doutor, apenas o certificado de conclusão ao estudante.

Em geral, tanto a especialização presencial quanto a distância têm duração mínima de 360 horas, independentemente da área. No entanto, a quantidade de horas não inclui o tempo que o estudante deve reservar para estudar sozinho ou para elaborar o trabalho de conclusão do curso.

Antes de fazer a matrícula, é importante que o aluno verifique se curso tem o aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. A alternativa é uma ótima maneira de aprender mais sobre a sua área de atuação e de se atualizar do mercado de trabalho, além disso, a especialização enriquece o currículo profissional e facilita a troca de experiências com pessoas que exercem a mesma profissão.

MBA

Assim como a especialização, o curso MBA é do tipo lato sensu e seu foco é voltado para disciplinas na área de administração, gestão e negócios. A opção é ideal para quem já trabalha e quer aprimorar o currículo para ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, o MBA é indicado para quem está buscando cargos de liderança em empresas e corporações.

Para ser reconhecido perante o MEC, o MBA deve ter carga horária de 360 horas. Para ingressar no curso, as instituições exigem provas específicas, análise de currículo, entrevista e, em alguns casos, avaliações de língua estrangeira dos candidatos. Tendo em vista a alta oferta de MBAs, é fundamental checar se a grade curricular se alinha com seus objetivos profissionais.

A pós-graduação também pode ser feita na modalidade EAD e deve ter a mesma carga horária do curso presencial. Quem se forma e conquista o título de MBA se torna um especialista e pode se habilitar para dar aulas em faculdade privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

Doutorado

O doutorado é um curso do tipo stricto sensu e tem a maior duração entre os cursos de pós-graduação. Para obter o título de doutor, o estudante deve cumprir uma carga horária de 720 horas, o que equivale a aproximadamente 4 anos de estudo e dedicação. Muitas pessoas se interessam pelo doutorado justamente devido à amplitude do curso, que pode possibilitar uma transição de carreira.

A pós-graduação pode ser feita na modalidade EAD e tem as mesmas exigências das atividades presenciais. Nesse caso, é importante que a instituição de ensino ofereça recursos diferenciados aos alunos, como videoaulas, ambientes virtuais de aprendizagem, tutores e grupos de estudo. Além disso, o MEC exige a aplicação de provas, apresentação da qualificação e defesa da tese de forma presencial, mesmo que o curso seja a distância.

O doutorado é ideal para quem quer se aprofundar e desenvolver habilidades de pesquisa e de ensino em alguma área do conhecimento. O que se espera é que os conteúdos contribuam para a capacitação profissional e para o crescimento do candidato em diferentes situações. É importante lembrar que o diploma do doutorado EAD vale tanto quanto o presencial, desde que o programa conte com a autorização do MEC.

Agora que você já sabe quanto tempo dura uma pós-graduação, tenha em mente que é fundamental optar por uma instituição de qualidade para iniciar os estudos. Com isso, você terá todo o suporte que um curso acadêmico exige, como corpo docente qualificado, boa infraestrutura e práticas pedagógicas mais alinhadas aos seus objetivos profissionais.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a equipe do UniAcademia e conheça todas as nossas opções de modalidades e cursos!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!