Visite nosso site
CARREGANDO...

Como ser um advogado? Entenda como é o processo

No items found.

Como ser um advogado? Entenda como é o processo

Você sabia que não basta apenas cursar Direito para se tornar um advogado habilitado a exercer a profissão? Isso mesmo! Apenas pessoas inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem atuar profissionalmente.

No Brasil, existe até uma lei que regulamenta a atuação dos advogados, a Lei n.º 8.906. De acordo com a legislação, as atividades de advocacia no território brasileiro exigem requisitos para além do diploma em Direito.

Para entender como ser um advogado e como se dá o processo até o exercício da carreira, acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

Como é a carreira na advocacia?

Os advogados são profissionais que têm o desejo pela justiça e que atuam em prol da defesa da moral, da ética e da legalidade. Quem deseja seguir na profissão deve se formar no curso de Direito para aprender todos os conhecimentos teóricos e práticos da área.

Ao decorrer da graduação, o futuro advogado também aprende como é a rotina profissional da advocacia. Em geral, os advogados sempre estão trabalhando pelos direitos de seus clientes, seja para defesa, seja para acusação. Esta é uma carreira que oferece diferentes oportunidades, já que o campo de atuação é vasto.

Os advogados podem ocupar cargos em escritórios de advocacia, em órgãos públicos, departamentos jurídicos de empresas ou, até mesmo, empreender e montar um escritório próprio. Para além disso, são diversas as vertentes do Direito, como a trabalhista, ambiental, corporativa, tributária, entre outras.

Sem dúvidas, a advocacia é uma excelente profissão, além de ser respeitada no mercado de trabalho. A remuneração também é muito boa, devido à trajetória que os profissionais precisam enfrentar para se tornarem advogados. Até porque todo o processo exige muita dedicação, estudo e responsabilidade dos candidatos.

Para ter sucesso na área, é fundamental desenvolver habilidades e competências diferenciadas. A clientela é diversificada e o advogado pode acabar atuando em frentes completamente novas ao longo da carreira, o que exige flexibilidade e capacidade de se adaptar em cenários distintos.

Afinal, como ser um advogado?

Antes de tudo, para se tornar um advogado, é preciso cursar Direito em uma faculdade renomada e de excelência. Geralmente, a graduação tem duração média de 5 anos, tempo suficiente para que o futuro profissional se prepare com toda a parte teórica e prática da advocacia.

No decorrer do curso, o aluno também adquire conhecimentos referentes à rotina da profissão e sobre as diferentes possibilidades do mercado de trabalho. Ao obter o diploma em Direito, o candidato ainda precisa prestar a prova da OAB e ser aprovado para receber o seu registro de advogado e, com isso, começar a atuar na carreira.

Mesmo que o processo seja longo, certamente vale a pena se programar para se tornar um advogado de sucesso. A seguir, confira quais são os passos necessários para alcançar um cargo na advocacia!

Planeje-se

É muito importante ter um planejamento detalhado para saber exatamente onde você deseja chegar como advogado. Listar os propósitos, as metas e os seus maiores objetivos, por exemplo, é um ótimo começo. Sabendo disso, fica muito mais fácil definir o rumo da sua trajetória profissional.

A advocacia tem muito o que oferecer e, independentemente da área em que for atuar, o mercado de trabalho tende a ser aquecido e com boas perspectivas de crescimento. Mas sem planejamento, pode ser quase impossível conquistar o que deseja.

Ingresse no curso de Direito

Ingressar em um curso de Direito de qualidade e se especializar em segmentos que estão em expansão também é uma excelente dica para atuar na advocacia. A graduação pode auxiliar no desenvolvimento de soft skills, mas para além disso, ela é a porta de entrada para exercer a profissão.

Ao obter o diploma de nível superior, é interessante se manter motivado e se dedicar também em cursos de especialização, como mestrado, doutorado e MBA. A vantagem de cursar Direito em uma faculdade renomada é ter uma formação de excelência e acesso a um corpo docente experiente.

Curse as disciplinas necessárias

Na graduação em Direito, os estudantes devem cursar todas as disciplinas necessárias para a formação acadêmica. Geralmente, a grade curricular apresenta os conhecimentos teóricos e práticos mais básicos para exercer um cargo na advocacia.

É importante se dedicar bastante no período dos estudos, até mesmo para conseguir ter um bom resultado na OAB. Também é interessante se atualizar sobre o mercado de trabalho na área e conhecer quais são os segmentos mais aquecidos para se preparar desde o período da faculdade.

Faça um estágio

Outra dica fundamental é fazer um estágio quando ainda estiver estudando na graduação. O estágio é uma excelente alternativa para conhecer mais de perto a rotina profissional, para conhecer pessoas influentes e, ainda, para descobrir quais são os setores em expansão da carreira.

Grande parte das instituições de ensino contam com programas de estágio para os graduandos que desejam obter experiência durante a formação acadêmica. Esta ainda é uma maneira de enriquecer o currículo e demonstrar diferenciais para os futuros empregadores.

Preste o exame da OAB

Após o longo trajeto de estudo na faculdade até a obtenção do diploma, chega a hora de se preparar para prestar o exame da OAB e, com isso, se tornar um advogado registrado para atuar no mercado. A prova é realizada em duas etapas, que acontecem em dias diferentes.

A primeira etapa é uma avaliação objetiva com 80 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, os candidatos fazem uma prova prático-profissional, em que devem desenvolver questões dissertativas e apresentar uma peça profissional. É muito importante se preparar com antecedência para o exame da OAB, já que a prova tem alta taxa de reprovação.

Para isso, é necessário se manter sempre atualizado, fazer um cronograma de estudos e aproveitar ao máximo o tempo na faculdade de Direito. Tenha em mente que a instituição de ensino deve ter referência e ser reconhecida no mercado educativo.

O curso de Direito do UniAcademia é um dos melhores do país, autorizado com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). O Campus Academia conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas, onde os estudantes têm a oportunidade de participarem de atividades práticas de mediação, negociação e arbitragem.

Aproveite a visita e conheça mais sobre os diferenciais da graduação em Direito do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.