Visite nosso site
CARREGANDO...
faculdade de fisioterapia em juiz de fora
No items found.

A faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora é uma busca frequente entre os estudantes que querem seguir carreira na área de saúde. O município de Minas Gerais conta com instituições que oferecem o curso com excelência acadêmica e boa infraestrutura. Por essa razão, é crucial entender alguns cuidados para escolher aonde estudar.

Um dos motivos que tornam o curso superior de fisioterapia tão popular é a sua ampla aceitação no mercado de trabalho. O profissional formado em uma faculdade de fisioterapia encontra oportunidades em segmentos que vão além do ambiente clínico ou hospitalar, como academias, estúdios de pilates, SPAS, clubes de esporte, entre outros.

A ampla possibilidade de atuação se dá por conta da abordagem generalista do curso, isto é, da visão global que o estudante aprende a ter em relação aos distúrbios dos pacientes. Acompanhe, a seguir, para entender mais detalhes da faculdade de fisioterapia e saber quais são os melhores cuidados para escolher uma boa instituição de ensino.

Entenda como funciona o curso de fisioterapia

O Ministério da Educação (MEC) determina que uma faculdade de fisioterapia tenha a carga horária mínima de 4.000 horas, o equivalente a cinco anos. O curso tem o objetivo de formar profissionais altamente capacitados para elaborar diagnósticos fisioterapêuticos, interpretar exames e avaliar aspectos físicos e funcionais de um paciente para buscar formas de tratamento que promovam sua reabilitação.

É um trabalho que exige muito contato com as pessoas, já que envolve um comprometimento significativo com as dores do outro. Muitas vezes, o profissional precisa lidar com pacientes abalados psicologicamente por meio de aconselhamentos e conversas. O perfil profissional de um aluno de fisioterapia é moldado para que essa habilidade seja desenvolvida durante o curso.

A grade curricular do curso de fisioterapia reúne disciplinas gerais da área de saúde, como Anatomia, Genética e Bioquímica, e disciplinas mais específicas, como Fisioterapia respiratória, Fisioterapia esportiva e Fisioterapia na saúde da criança.

Nos primeiros semestres, o aluno aprende os princípios básicos da saúde nas disciplinas gerais. Geralmente a partir do segundo ano de curso, as aulas em laboratório se tornam mais frequentes. Nos últimos semestres, as disciplinas de estágio obrigatório permitem a atuação em clínicas e a criação de um vínculo maior com o mercado de trabalho.

Ao final da graduação, o aluno recebe o diploma de bacharel em Fisioterapia, mas ainda precisa obter o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) do estado no qual pretende atuar para conseguir exercer a profissão.

Veja 5 cuidados para escolher a instituição de ensino

Agora que você entende como funciona uma faculdade de fisioterapia, vamos explicar o que não pode faltar na hora de pesquisar as instituições de ensino que oferecem este curso tão popular no Brasil. Separamos os principais cuidados a seguir.

1. Busque cursos reconhecidos pelo MEC

Um diploma de ensino superior só tem validade quando advém de um curso que obtém o reconhecimento do MEC. Esse aval é a garantia de que o documento tem valor oficinal no Brasil e será bem recebido no mercado de trabalho. O registro no Crefito, por exemplo, só pode ser feito mediante o diploma de um curso com o reconhecimento do MEC.

2. Analise a grade curricular

Nos sites das instituições de ensino superior, normalmente você encontra a grade curricular de cada curso oferecido, na qual estão as disciplinas e obrigações dos alunos separadas por períodos. Compare os currículos, a distribuição das atividades e a presença de disciplinas específicas para escolher um curso de excelência na área de saúde.

3. Confira a infraestrutura da instituição

Prestar atenção à infraestrutura da instituição é um cuidado que é particularmente muito importante para os alunos da área de saúde. É crucial se certificar de que a faculdade oferece laboratórios devidamente equipados, pois o curso de fisioterapia, por exemplo, apresenta uma carga horária grande de aulas práticas.

4. Avalie a preparação para o mercado de trabalho

Você já sabe que o curso de fisioterapia tem ampla aceitação no mercado de trabalho, por isso, agora, é importante avaliar se a faculdade prepara o aluno para as demandas e os desafios do atual cenário da profissão. Confira a possibilidade de atividades de extensão, parcerias e convênios que a instituição tem com outras empresas.

5. Considere a acessibilidade financeira

Ainda que não seja uma das suas preocupações imediatas, veja se a instituição de ensino é acessível do ponto de vista financeiro. Bolsas de estudo, descontos, diferentes formas de ingresso, alternativas de parcelamento estudantil são alguns exemplos de programas que ajudam o aluno a conquistar a tão sonhada graduação sem passar por problemas com dinheiro.

Saiba onde estudar fisioterapia em Juiz de Fora

O profissional de fisioterapia precisa investir em uma capacitação que dê conta das demandas do atual cenário em que atua. É a partir desse desafio que o Centro Universitário Academia (UniAcademia) aposta em uma abordagem holística nos cursos de graduação, capaz de unir formação humana, infraestrutura completa e excelência acadêmica.

Os alunos do UniAcademia têm a possibilidade de conseguir bolsas de estudos e entrar em outros programas de incentivo para conseguir completar a graduação. Além disso, nosso programa de estágio permite que o aluno coloque em prática o que aprendeu em sala de aula, a partir da parceira com empresas da área de atuação do curso.

As aulas do curso superior de fisioterapia do UniAcademia acontecem em duas das nossas unidades de Juiz de Fora. A boa localização e o fácil acesso às unidades Academia e Arnaldo Janssen garantem a segurança e a mobilidade do aluno.

Se você está na fase de escolher a carreira profissional e procura uma faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora, não tem segredo: vá atrás de um curso bem reconhecido pelo MEC e que ofereça uma infraestrutura completa aos alunos. Faça de tudo para se tornar um profissional qualificado e capaz de contribuir para o seu segmento.

Os cursos de graduação e pós-graduação do UniAcademia buscam desenvolver habilidades demandadas no século XXI em diferentes áreas de pesquisa e atuação profissional. Para conhecer mais detalhes, acesse nosso site e saiba mais sobre o curso de Fisioterapia!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.