Visite nosso site
CARREGANDO...
Ensino

Faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora: 8 cuidados ao escolher

No items found.
Ensino

Faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora: 8 cuidados ao escolher

A procura por uma faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora é frequente entre os estudantes que querem seguir uma carreira na área de saúde. Importa frisar que o município de Minas Gerais conta com instituições de ensino que oferecem esse curso com excelência acadêmica e boa infraestrutura. Por essa razão, é crucial entender quais cuidados tomar na hora de escolher onde estudar.

Mas por que o curso superior de fisioterapia é assim tão popular? Um dos principais motivos é a sua ampla aceitação no mercado de trabalho. Os profissionais formados nesse campo encontram oportunidades em segmentos que vão além do ambiente clínico ou hospitalar, incluindo academias, estúdios de pilates, SPAS, clubes de esporte, entre outros.

A ampla possibilidade de atuação se dá por conta da abordagem generalista do curso, isto é, da formação global oferecida ao estudante, em que ele aprende a atuar em diferentes cenários e distúrbios apresentados por pacientes.  

Para saber mais detalhes sobre o curso e receber dicas de cuidados a serem tomados para escolher uma boa faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora, continue a leitura!  

Entenda como funciona a graduação em fisioterapia

O Ministério da Educação (MEC) determina que uma faculdade de fisioterapia tenha a carga horária mínima de 4.000 horas, o equivalente a cinco anos. O curso tem o objetivo de formar profissionais altamente capacitados para elaborar diagnósticos fisioterapêuticos, interpretar exames e avaliar aspectos físicos e funcionais de um paciente para buscar formas de tratamento que promovam sua reabilitação.

É um trabalho que exige muito contato com as pessoas, já que envolve um comprometimento significativo com as dores do outro. Muitas vezes, o profissional precisa lidar com pacientes abalados psicologicamente por meio de aconselhamentos e conversas. O perfil profissional de um aluno de fisioterapia é moldado para que essa habilidade seja desenvolvida durante o curso.

No que tange à grade curricular do curso, reúne disciplinas gerais da área de saúde, como Anatomia, Genética e Bioquímica, e disciplinas mais específicas, como Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Esportiva e Fisioterapia na Saúde da Criança.  

Nos primeiros semestres, é comum que os estudantes aprendam os princípios básicos da saúde nas matérias mais gerais. A partir do segundo ano de curso, as aulas em laboratório se tornam mais frequentes. Já nos últimos semestres, as disciplinas de estágio obrigatório são práticas, ou seja, permitem a atuação em clínicas e a criação de um vínculo maior com o mercado de trabalho.

Ao final da graduação, o aluno recebe o diploma de bacharel em Fisioterapia, mas ainda precisa obter o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) do estado no qual pretende atuar, a fim de obter licença para o exercício da profissão.

Veja 8 cuidados para escolher a instituição de ensino

Agora que você entendeu como funciona uma faculdade de fisioterapia, vamos explicar o que não pode faltar na hora de pesquisar as instituições de ensino que oferecem esse curso tão popular no Brasil. Separamos os principais cuidados a seguir, fique atento!  

1. Busque cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)

Um diploma de ensino superior só tem validade quando advém de um curso que obtém o reconhecimento do MEC. Esse aval é a garantia de que o documento tem valor oficial no Brasil e será bem recebido no mercado de trabalho. O registro no Crefito, por exemplo, só pode ser feito mediante o diploma de um curso com o reconhecimento do órgão federal.  

Além disso, vale conferir qual é a nota obtida pela faculdade na avaliação feita pelo MEC. Esse conceito tem importância, pois ele vai indicar a qualidade geral da formação oferecida pela instituição, segundo critérios de metodologia de ensino, corpo docente e infraestrutura.  

2. Analise a grade curricular

Nos sites das instituições de ensino superior, normalmente você encontra a grade curricular de cada graduação ofertada, na qual estão as disciplinas e obrigações dos alunos separadas por períodos. Compare os currículos, a distribuição das atividades e a presença de disciplinas específicas para escolher um curso de excelência na área de saúde.

Esse tipo de iniciativa é interessante também porque você pode avaliar se o curso pretendido apresenta um conteúdo compatível com os campos do conhecimento com os quais você tem mais afinidade.  

3. Saiba mais sobre o histórico da instituição

Conhecer a reputação do estabelecimento de ensino no mercado educacional e de trabalho é um critério importante para decidir onde fazer a sua graduação. Pesquise detalhadamente as notícias sobre a faculdade, seu histórico e a trajetória de seus alunos nas imprensas locais e no seu próprio site.

Não esqueça que os estudantes carregam para sempre o nome da instituição onde foram formados. Logo, se ela não passar credibilidade, ou seja, se sua imagem institucional for considerada negativa, torna-se bem mais difícil conseguir oportunidades de estágio ou mesmo empregos com boas remunerações.  

4. Busque informações sobre o corpo docente

Os docentes têm uma parcela muito grande de responsabilidade sobre a qualidade do ensino, visto que são eles que acompanham os estudantes em toda a sua trajetória formativa, desde a sala de aula até o apoio em atividades de pesquisa e extensão.  

Para saber mais sobre a qualificação acadêmica e atuação no mercado dos professores, uma boa dica é pesquisá-los na Plataforma Lattes e no LinkedIn. É desejável que os docentes possuam títulos de mestrado e/ou doutorado e que busquem atualização constante.  

5. Confira a infraestrutura local

Prestar atenção à infraestrutura do estabelecimento é um cuidado que é particularmente muito importante para os alunos da área de saúde. É crucial se certificar de que a faculdade oferece laboratórios devidamente equipados (com aparelhos que seguem as tecnologias mais recentes e em bom estado), uma vez que o curso de fisioterapia apresenta uma carga horária grande de aulas práticas.

Pode parecer algo supérfluo, mas a infraestrutura local impacta diretamente o nível de seu aprendizado. Não deixe também de percorrer as estantes da biblioteca, conhecer os espaços da sala de aula e conferir se os locais de convivência são agradáveis.  

6. Converse com alunos atuais e egressos da instituição

É muito válido procurar conhecer a opinião dos alunos e ex-alunos da faculdade que você está considerando estudar. Além de saber mais sobre o cotidiano da profissão e estabelecer contatos profissionais futuros, eles podem ajudá-lo a considerar pontos positivos e negativos da instituição.

Caso não conheça ninguém que estude ou que tenha estudado no local, procure pelas redes sociais. Os grupos de Facebook são ótimos espaços, com muitas pessoas dispostas a tirar as dúvidas dos colegas.  

7. Avalie a preparação para o mercado de trabalho

Você já sabe que a graduação em fisioterapia tem ampla aceitação no mercado de trabalho. Agora, é importante avaliar se a faculdade pretendida prepara o aluno para as demandas e os desafios do atual cenário da profissão.  

Confira, por exemplo, as possibilidades de atividades de extensão, parcerias com empresas, convênios e intercâmbios que a instituição proporciona aos estudantes para alavancá-los em suas futuras carreiras profissionais.  

8. Considere a acessibilidade financeira

Mesmo que não seja uma das suas preocupações imediatas, é fundamental avaliar se a instituição de ensino é acessível do ponto de vista financeiro. Bolsas de estudo, descontos, diferentes formas de ingresso e alternativas de parcelamento estudantil são alguns exemplos de programas institucionais que ajudam o aluno a conquistar o tão sonhado grau superior sem passar por problemas com dinheiro.

Lembre-se de que cumprir todo o percurso de uma graduação demanda outros gastos, como compra de materiais, custo de deslocamento etc. Eles devem, igualmente, ser considerados.

Saiba onde fazer uma faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora

O profissional de fisioterapia precisa investir em uma capacitação que dê conta das demandas do mercado em que ele vai atuar, lembrando que esse mercado se torna cada dia mais competitivo e exigente. É a partir desse desafio que o Centro Universitário Academia aposta em uma abordagem holística em todos os seus cursos de graduação. Assim, o UniAcademia mostra-se capaz de unir formação humana, infraestrutura completa e excelência acadêmica.

Nossos alunos têm a possibilidade de conseguir bolsas de estudos e entrar em outros programas de incentivo para completar a graduação. Além disso, nosso plano de estágio estabelece parcerias com empresas da área de atuação do curso, permitindo que o estudante coloque em prática tudo o que aprendeu em sala de aula e comece a conquistar espaços no mercado de trabalho durante a própria formação.  

As aulas do curso superior de fisioterapia do UniAcademia acontecem em duas das nossas unidades de Juiz de Fora. A boa localização e o fácil acesso às unidades Academia e Arnaldo Janssen garantem a segurança e a mobilidade do aluno.

Portanto, se você está na fase de escolher a carreira profissional e está à procura de uma faculdade de fisioterapia em Juiz de Fora, não tem segredo: vá atrás de um curso bem avaliado pelo MEC, que ofereça uma infraestrutura completa aos alunos e que conte com uma composição docente qualificada. Faça de tudo para se tornar um profissional competente e capacitado a fim de contribuir para o seu segmento.

Os cursos de graduação e pós-graduação do UniAcademia buscam desenvolver habilidades demandadas no século XXI em diferentes áreas de pesquisa e atuação profissional. Para conhecer mais detalhes, curta a nossa página no Facebook!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.