Visite nosso site
Mercado

O que faz um fisioterapeuta e quais são as suas possibilidades de atuação?

Mercado

O que faz um fisioterapeuta e quais são as suas possibilidades de atuação?

Se você gosta da área da saúde, já deve ter pensado na possibilidade de cursar alguma graduação nesse ramo. Nesse sentido, descobrir o que faz um fisioterapeuta pode ser um caminho para descobrir se essa formação em alta no mercado é a sua vocação.

Com todas as informações sobre a área do conhecimento, fica mais fácil saber se a Fisioterapia é o curso certo e escolher a sua profissão. Para ajudar na decisão, preparamos um conteúdo esclarecedor a respeito do assunto.

Neste artigo, vamos explicar o que é Fisioterapia, como é o dia a dia da profissão e quais são as principais possibilidades de atuação. Ficou curioso para saber mais? Então continue a leitura!

O que é Fisioterapia e o que faz um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados às funções e aos movimentos do corpo. Para entender melhor o que faz um fisioterapeuta, não é raro que pessoas que sofreram acidentes ou que apresentam vícios de postura sejam encaminhadas ao profissional.

Este, por sua vez, a partir da aplicação de terapias, de exercícios adequados e da utilização de aparelhos como ultrassom e biofeedback, é capaz de contornar uma série de problemas e distúrbios e reabilitar o organismo para que ele se torne mais funcional no dia a dia. Assim, o paciente pode obter benefícios relacionados à qualidade de vida e autonomia.

Como é o dia a dia da profissão?

O fisioterapeuta avalia o paciente, solicita exames complementares, formula o diagnóstico e, posteriormente, prescreve o tratamento, reavalia e confere alta ao paciente. De acordo com cada tipo de especialização — como veremos adiante — ele elabora propostas personalizadas que podem demandar a atuação de outros profissionais, como médicos, educadores físicos e, em alguns casos, até nutricionistas.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, a evolução do paciente é gradual de modo que ele deve se dedicar aos procedimentos e tratamentos propostos e ter paciência para que a alta seja conferida. Nesse sentido, o fisioterapeuta depende da colaboração da pessoa assistida a fim de que a melhoria realmente aconteça. O espírito é de trabalho em equipe!

Qual a importância da Fisioterapia?

Como visto, o fisioterapeuta é o profissional da saúde capaz de tornar os movimentos do corpo e o organismo humano mais funcionais. Ao contrário do que muitos pensam, esse especialista não atua somente em casos de lesão ou fratura, mas também age preventivamente, por exemplo, para evitar doenças crônicas, melhorar a postura e controlar a insônia.

O profissional também assume papel fundamental na produtividade para a prática de exercícios físicos. Não é por acaso que uma das áreas em destaque é a Fisioterapia Esportiva. Assim, em todas as idades e para todas as questões, esse profissional está presente, sendo fundamental para a recuperação e manutenção da saúde e da qualidade de vida da população.

Quais são as possibilidades de atuação?

Após saber o que é Fisioterapia, é importante entender quais são as oportunidades que ela proporciona ao profissional. Entre os segmentos do mercado que o especialista pode atuar, por exemplo, estão consultórios, hospitais, clínicas médicas e centros de reabilitação. Contudo, o fisioterapeuta também tem a chance de atuar em academias e clubes, no meio acadêmico — pesquisa e docência — e, até mesmo, no segmento estético. A seguir você confere as possibilidades mais requeridas!

Fisioterapia do Trabalho

As pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa. Logo, prevenir e manter a saúde do trabalhador é uma das melhores práticas nas empresas. Assim surgiu a Fisioterapia Ocupacional, com foco na elaboração de planejamentos laborais para os colaboradores manterem a sua postura em dia, por exemplo através de exercícios no dia a dia de trabalho.

O fisioterapeuta também ajuda na conscientização dos trabalhadores, por meio de palestras e treinamentos sobre postura e prevenção de doenças. Seus laudos ergonômicos são usados, ainda, nas adaptações dos ambientes, para que estejam de acordo com normas regulamentadoras.

Fisioterapia Aquática

A Fisioterapia Aquática também é conhecida como hidroterapia. Nesse caso, os exercícios são realizados em ambiente aquático, como piscinas aquecidas. Esse tipo de Fisioterapia é indicada para idosos com dificuldade de se locomover, pessoas que estão se recuperando de lesões ou que têm problema na coluna.

Então, o fisioterapeuta auxilia os pacientes a melhorar os movimentos nesse ambiente que causa menos impactos ao corpo e, por isso, é ideal para aprimorar os movimentos das articulações.

Fisioterapia Neurofuncional

Esse profissional se torna um especialista no tratamento de pessoas com síndromes neurológicas. Em seu espectro de atividades, o fisioterapeuta também atua de forma preventiva, curativa, paliativa e adaptativa, quando se trata de sequelas por danos ao sistema nervoso.

Os pacientes que recorrem a essa especialidade geralmente sofrem de disfunções, traumas e outros problemas que relacionam corpo e capacidade cerebral. Podemos citar pessoas com Mal de Parkinson, que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que apresentam perda de equilíbrio, tonteiras ou zumbidos por algum motivo.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Essa área é uma das mais tradicionais dentro da Fisioterapia, sendo focada no cuidado e na prevenção de lesões ortopédicas causadas por traumas. Nesse sentido, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica é utilizada em casos de luxação, torção, fratura e pós-amputação. Esse ramo tem diversos pacientes como público-alvo, desde crianças até idosos e atletas.

Fisioterapia Esportiva

Essa é uma das áreas da Fisioterapia que mais cresce. Isso porque ela ajuda no desempenho físico de atletas, sejam amadores sejam profissionais. Por isso, esse fisioterapeuta se dedica às avaliações funcionais periódicas e acompanha praticantes de esportes diversos no seu dia a dia, como em clubes esportivos e academias.

O seu papel é garantir melhores performances por meio da prevenção e, se necessário, do tratamento e da reabilitação de lesões ou traumas causados pela prática das atividades físicas. É uma atuação bastante específica, mas de grande responsabilidade e importância no mundo dos esportes e em competições.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Nessa modalidade, o objetivo é promover a recuperação dos movimentos e da funcionalidade dos pulmões e do coração. Para isso, o fisioterapeuta aplica técnicas a fim de auxiliar o paciente na reabilitação do funcionamento adequado do corpo.

Geralmente, os pacientes que necessitam desse tipo de fisioterapeuta são aqueles que passaram por cirurgia ou estão se recuperando de alguma condição grave que interferiu no funcionamento correto desses sistemas.

Fisioterapia Respiratória

O fisioterapeuta também compõe equipes multidisciplinares em hospitais e outros ambientes de saúde que lidam com pacientes em casos mais graves, em situações operatórias e que ficam sob o funcionamento de aparelhos, por exemplo.

Esse profissional aplica seus conhecimentos no tratamento e na reabilitação em Unidades de Terapia Intensiva, sobretudo quando as pessoas internadas dependem de auxílio para que seus sistemas respiratório e circulatório voltem a funcionar normalmente. Com prescrição e aplicação de exercícios, a reabilitação ocorre de maneira gradual até o paciente receber alta.

Fisioterapia em terapia intensiva

A partir dessa especialidade, o fisioterapeuta trabalhar com pacientes em estado crítico, que necessitam de suporte ventilatório, que têm limitação motora grave entre outras características que exigem maior cuidado do profissional.

Sendo assim, é uma área bem delicada da Fisioterapia, assim como reconhecida. Os profissionais desse ramo trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), tendo como objetivo manter o paciente bem, vivo e funcional durante o período de internação, de preferência com o mínimo de sequelas possível.

Por meio da atuação do fisioterapeuta nesse processo, é possível reduzir o tempo de internação do paciente e, inclusive, o tempo dele no próprio hospital. Para isso, é fundamental que ele acompanhe o indivíduo desde o início da fase crítica.

Fisioterapia Dermatofuncional

Para quem quiser se especializar no ramo estético, a Fisioterapia Dermatofuncional é uma boa alternativa, já que vem crescendo cada vez mais a procura por esses tipos de procedimentos. O profissional aplica técnicas diversas a fim de promover melhorias em cicatrizações, estrias, celulites, redução de gordura localizada entre outros.

Normalmente, os problemas prevenidos e tratados estão relacionados a distúrbios metabólicos, dermatológicos, linfáticos, endócrinos e, até mesmo, neurológicos, que comprometem o sistema tegumentar do organismo — o conjunto de estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos.

Fisioterapia Gerontológica

Como o próprio nome já diz, a Fisioterapia Gerontológica é focada na população idosa. Então, o profissional precisa trabalhar na prevenção, cuidado e identificação de ameaças para que os pacientes tenham os efeitos do envelhecimento minimizados.

Além disso, o fisioterapeuta especializado nessa área também é responsável por tratar deficiências que já existem nos pacientes, sendo capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas na terceira idade.

Acupuntura

A acupuntura é mais uma ferramenta terapêutica. Por meio de pontos e meridianos energéticos do corpo, o profissional consegue, com o auxílio de aplicações de agulhas, estimular áreas e realizar desbloqueios, proporcionado redução de dor e melhora na qualidade de vida. Muitas pessoas têm utilizado a acupuntura como procedimento principal na prevenção de males e tratamento de vários distúrbios e dores físicas.

Quiropraxia

A quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia que visa restabelecer a mobilidade das articulações, incluindo suas funções, para que o corpo volte a funcionar da forma ideal. Portanto, o foco principal é tratar doenças como hérnia de disco e algias de coluna, podendo, ainda, causar a mobilização das articulações de diversos tecidos neurais e miofaciais.

Pilates

Ninguém melhor que o fisioterapeuta para conduzir as famosas aulas de Pilates, uma tendência nos dias atuais para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar. Os avanços da Fisioterapia ligados a essa técnica são muito efetivos não apenas na reabilitação de pessoas, mas no campo preventivo.

O Pilates promove o fortalecimento do corpo, melhora a postura e garante flexibilidade, equilíbrio e resistência. Quando se faz presente no dia a dia, afasta a probabilidade de doenças, dores e até a propensão a lesões, fraturas e demais traumas.

Como entrar na faculdade de Fisioterapia?

Se você se identificou com alguma ou algumas das áreas de atuação, deve estar se perguntando o que é preciso fazer para se tornar um profissional da Fisioterapia. Confira a seguir algumas dicas para começar a planejar a sua carreira!

Estude para o vestibular

O fisioterapeuta precisa concluir o ensino superior para ingressar em qualquer cargo ou função correspondente. Nesse sentido, o primeiro passo deve ser conseguir uma vaga na faculdade de Fisioterapia por meio do vestibular. Para ultrapassar essa fase, um planejamento que pode auxiliar na revisão de todas as matérias e construir disciplina diária.

Conte com materiais didáticos

Atualmente, existem inúmeros recursos que podem auxiliar nessa jornada rumo à faculdade de Fisioterapia. Podcasts, blog posts, e-books e uma série de materiais ricos distribuídos gratuitamente em diversos canais educativos.

No blog do UniAcademia, por exemplo, você pode conferir uma série de dicas para se preparar para o vestibular. Por meio dele, você ainda descobre outras formas de ingresso na instituição além do vestibular e oportunidades de bolsa e financiamento.

Elabore uma rotina

Tanto para estudar para o vestibular quanto durante a faculdade, construir disciplina é o caminho para o sucesso. Nesse sentido, é importante considerar os seus compromissos atuais a fim de reorganizar a rotina para as novas demandas. Para auxiliar nessa difícil tarefa, a matriz curricular do curso de Fisioterapia do UniAcademia prevê disciplinas a distância.

Defina metas

Ao ingressar na faculdade, você entrará em contato com uma série de disciplinas e poderá explorar inúmeras oportunidades de carreira. Ao longo da graduação, no entanto, é importante ir estabelecendo metas que permitam se especializar em uma área e construir diferencial competitivo para alcançar as melhores vagas no mercado de trabalho.

Encontre uma boa faculdade

Por fim, não se esqueça que uma boa instituição de ensino é determinante para a excelência do aprendizado e da prática profissional. Antes de escolher uma faculdade, é importante conferir alguns critérios, como avaliação do Ministério da Educação, corpo docente, grade curricular e infraestrutura física e digital para o melhor aproveitamento dos alunos.

O mercado de trabalho para o profissional da Fisioterapia está aquecido, sobretudo em relação às especialidades citadas ao longo do texto. E agora que você sabe o que faz um fisioterapeuta, pode ter mais segurança ao escolher a trilha certa da sua formação acadêmica e carreira profissional.

Ao ingressar em uma faculdade, no entanto, não se esqueça de contar com boas instituições de ensino. Nesse sentido, o UniAcademia pode ser a sua melhor decisão.

Com amplo reconhecimento pela excelência, o Centro Universitário conta com um corpo docente altamente qualificado e ferramentas inovadoras que asseguram a eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Isso sem contar as parcerias de estágio que garantem uma formação prática e voltada para os desafios do mercado de trabalho.

E então, gostou do conteúdo? Que tal completar a sua leitura? Entenda agora por que estudar em faculdades reconhecidas pelo MEC!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!