Visite nosso site
CARREGANDO...
Ensino

Como escolher uma boa faculdade de nutrição em Juiz de Fora?

No items found.
Ensino

Como escolher uma boa faculdade de nutrição em Juiz de Fora?

Escolher uma boa faculdade de nutrição em Juiz de Fora exige alguns cuidados do futuro aluno. O município de Minas Gerais conta com instituições de excelência que oferecem ótimos cursos na área de saúde. De todo eles, o curso de nutrição é um dos que se mantém com alta frequência de alunos e novos formandos a cada ano.

A seguir, veja como funciona a faculdade de nutrição, os motivos que levam as pessoas a investirem na carreira de nutricionista e o que considerar na hora de escolher uma boa instituição de ensino que ofereça esse curso!

Como é o curso de nutrição?

O curso superior de nutrição tem duração 4 ou 5 anos, período em que o aluno aprende práticas de higiene, conservação e manipulação de alimentos, além de aspectos que envolvem os mecanismos de nutrição do corpo humano.

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de ajudar as pessoas na construção de uma alimentação saudável, que apresente a ingestão equilibrada de nutrientes de acordo com determinados objetivos e necessidades de cada um.

Ao longo do curso, o aluno tem contato com disciplinas tradicionais de cursos na área de saúde, como Biologia Celular e Molecular, Anatomia humana e Genética Básica, e disciplinas mais específicas, como Nutrigenética e Metabolismo, Composição e valor nutricional dos alimentos, e Avaliação tradicional.

Nos últimos períodos, o aluno passa pelas disciplinas de estágio supervisionado e, finalmente, realiza o Trabalho de Conclusão de curso. Ao final da graduação, ele recebe o diploma de bacharel em nutrição, mas ainda é necessário obter o registro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do estado no qual vai atuar.

Por que vale a pena investir no curso de nutrição?

O mercado de trabalho para o profissional formado em nutrição se tornou mais abrangente nos últimos anos, com oportunidades e possibilidades de crescimento em vários segmentos. Isso acontece, principalmente, devido a uma maior importância que a sociedade está dando à alimentação e aos outros meios de alcançar uma vida mais saudável.

Como vimos, o curso de nutrição tem uma abordagem generalista. De maneira geral, o formado na faculdade de nutrição pode atuar nas seguintes áreas:

  • Nutrição clínica: o atendimento individualizado de um nutricionista visa promover a reeducação alimentar do paciente. É feita uma investigação que envolve o histórico de saúde do paciente, hábitos alimentares, exames e estilo de vida para a definição de um diagnóstico e a elaboração de um novo cardápio alimentar;
  • Nutrição Coletiva: diferentemente da nutrição clínica, nesta área de atuação o nutricionista presta consulta para um grupo de pessoas, como acontece no caso de restaurantes, refeitórios, hotéis, escolas e clubes;
  • Nutrição Esportiva: o nutricionista também pode auxiliar atletas e pessoas que praticam atividades físicas a melhorarem o desempenho, evitarem danos ao organismo e se recuperarem de maneira saudável;
  • Indústria Alimentícia: na indústria, o profissional de nutrição atua no controle da qualidade dos alimentos produzidos dentro de um processo de produção. Elaboração de informações nas embalagens, higienização da equipe e higienização correta dos alimentos são algumas das funções;
  • Pesquisa: a carreira acadêmica é outra oportunidade que os formados em nutrição podem ter pela frente. As pesquisas nessa área envolvem investigações acerca dos efeitos dos alimentos no organismo, formas de avaliar a qualidade dos alimentos, reconsideração de métodos de higiene etc.

Além das áreas de atuação mais tradicionais, desde a nutrição clínica ao marketing nutricional, o profissional formado em nutrição pode se tornar um empreendedor, investindo no próprio consultório ou clínica. É uma maneira de unir os conhecimentos adquiridos na faculdade com a grande oportunidade de ter a própria empresa.

Em resumo, enquanto houver novas pesquisas acerca da alimentação humana, novas tendências na indústria alimentícia e pessoas preocupadas com o que comem, investir no curso de nutrição será uma etapa importante para construir uma carreira de sucesso.

O que considerar ao escolher uma faculdade de nutrição em Juiz de Fora?

Agora que você sabe como funciona a faculdade de nutrição e os motivos que levam as pessoas a investir na carreira de nutricionista, separamos alguns critérios que não podem ficar de fora na hora de pesquisar a melhor instituição de ensino. Confira e tire suas dúvidas!

Bom reconhecimento do MEC

Pode até parecer uma dica óbvia, mas é importante se assegurar de que o curso oferecido pela instituição tem o aval do MEC. O reconhecimento oficial serve para manter a alta qualidade do ensino superior no país. É possível buscar essa informação no site da instituição e também diretamente no site do site do e-MEC.

O reconhecimento oficial dá validade ao diploma para ser aceito em concursos e no mercado de trabalho. No UniAcademia, por exemplo, o curso de nutrição e todos os outros do programa de graduação têm o reconhecimento do Ministério.

Grade curricular

Você pode encontrar a grade curricular de cada curso no site oficial da faculdade. Fazer essa consulta é muito importante para comparar a grade do mesmo curso entre diferentes instituições. Além disso, é uma ótima maneira de saber se as disciplinas são compatíveis com o que você espera estudar.

A partir da grade curricular, os estudantes têm uma breve noção do que vão estudar durante os anos de graduação. Esse pesquisa prévia pode evitar que você precise abandonar o curso por falta de interesse nas disciplinas. Então, não deixe de consultar a grade curricular do curso!

Acessibilidade financeira

Certifique-se de que, além do vestibular tradicional, a faculdade aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso em um dos seus cursos. Assim, você consegue escolher a opção que mais favorece sua aprovação.

No UniAcademia, sabemos da importância de diversificar as formas de ingresso e promover a acessibilidade financeira para os estudantes. Por isso, os nossos futuros alunos podem optar por fazer o vestibular tradicional ou usar a nota do Enem para ingressar no curso escolhido.

Além disso, com as opções de bolsas de estudo, descontos e crédito estudantil, fica mais fácil fazer a graduação caber no seu bolso.

Infraestrutura oferecida pela faculdade

A infraestrutura oferecida pela instituição de ensino é um aspecto crucial para cursos de qualquer área do conhecimento, afinal, todos os alunos se beneficiam dos espaços compartilhados, das bibliotecas e do conforto oferecido pela faculdade. Mas para os cursos da área de saúde, como fisioterapia e nutrição, a infraestrutura ganha um peso ainda maior na avaliação.

Isso porque os estudantes da área de saúde dependem bastante desse aspecto. Laboratórios e equipamentos modernos facilitarão o seu aprendizado e o exercício de habilidades importantes para o seu sucesso profissional.

Opinião de atuais e antigos estudantes

Que tal uma visita à faculdade? Pode ser uma ótima chance de conversar com alunos no corredor do curso que você quer fazer. Você pode tirar dúvidas sobre o nível de dificuldade das disciplinas e os principais desafios no início do curso, além de conhecer as reclamações, se houver, e receber algumas dicas de quem já está lá.

Se não for viável ir até uma unidade, vá em busca de grupos nas redes sociais em que atuais e antigos estudantes compartilham opiniões sobre o curso.

Preparação para o mercado de trabalho

Atividades práticas nas disciplinas, atividades de extensão para complementar a grade curricular dos estudantes, estágio obrigatório e não obrigatório são momentos que ajudam os estudantes a encararem os desafios do mercado de trabalho para nutricionistas. Consulte estudantes do curso e vá atrás da grande curricular para conhecer essas e outras informações.

Veja se as disciplinas da grade curricular refletem os atuais desafios da profissão que você pretende seguir. Com uma rápida pesquisa na internet, você consegue saber quais são os dilemas da sua futura área de atuação e, assim, pode ver se estão direta ou indiretamente presentes na grade curricular.

Modalidades de ensino

Veja se o curso que você pretende fazer é oferecido em diferentes modalidades de ensino, como presencial e semipresencial. Se esse for o caso, você tem a chance de optar por uma modalidade que favorece o seu ritmo de aprendizado.

Há quem prefira, por exemplo, a modalidade semipresencial devido à flexibilidade de horários para realizar as atividades, além da oportunidade de estudar pela internet e comparecer à unidade da faculdade poucas vezes na semana.

Localização

Veja se a faculdade escolhida tem uma unidade próxima da sua casa. Se não, veja se você está mesmo disposto a morar em uma cidade diferente ou dedicar algum tempo para ir e voltar das aulas. Pensar nas questões envolvidas na localização será relevante para a sua experiência e motivação durante o tempo de graduação.

Principalmente se você escolher um curso na modalidade presencial, a localização é um fator que precisa ser pensado com cautela antes de escolher a instituição de ensino. Lembre-se de que a regra nessa modalidade é que aulas, atividades e provas sejam realizadas presencialmente.

Se interessou em ser nutricionista? Se você está na fase de escolher a carreira profissional e já pensou em uma faculdade de nutrição em Juiz de Fora, siga as nossas dicas para fazer um investimento certeiro. As possibilidades de atuação são variadas e exigem profissionais muito bem capacitados para se destacar no mercado.

Já conhecia o UniAcademia? Unimos tradição e credibilidade para oferecer uma formação humana e de excelência acadêmica. Veja aqui a matriz curricular e outros detalhes do nosso curso superior de nutrição!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.