Visite nosso site
CARREGANDO...
faculdade de nutrição em juiz de fora
No items found.

Escolher uma boa faculdade de nutrição em Juiz de Fora exige alguns cuidados do futuro aluno. O município de Minas Gerais conta com instituições de excelência que oferecem ótimos cursos na área de saúde. De todo eles, o curso de nutrição é um dos que se mantém com alta frequência de alunos e novos formandos a cada ano.

A seguir, veja como funciona a faculdade de nutrição, os motivos que levam as pessoas a investirem na carreira de nutricionista e o que considerar na hora de escolher uma boa instituição de ensino que ofereça este curso!

Como é o curso de nutrição?

O curso superior de nutrição tem duração 4 ou 5 anos, período em que o aluno aprende práticas de higiene, conservação e manipulação de alimentos, além de aspectos que envolvem os mecanismos de nutrição do corpo humano.

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de ajudar as pessoas na construção de uma alimentação saudável, que apresente a ingestão equilibrada de nutrientes de acordo com determinados objetivos e necessidades de cada um.

Ao longo do curso, o aluno tem contato com disciplinas tradicionais de cursos na área de saúde, como Biologia Celular e Molecular, Anatomia humana e Genética Básica, e disciplinas mais específicas, como Nutrigenética e Metabolismo, Composição e valor nutricional dos alimentos, e Avaliação tradicional.

Nos últimos períodos, o aluno passa pelas disciplinas de estágio supervisionado e, finalmente, realiza o Trabalho de Conclusão de curso. Ao final da graduação, ele recebe o diploma de bacharel em nutrição, mas ainda é necessário obter o registro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do estado no qual vai atuar.

Por que vale a pena investir no curso de nutrição?

O mercado de trabalho para o profissional formado em nutrição se tornou mais abrangente nos últimos anos, com oportunidades e possibilidades de crescimento em vários segmentos. Isso acontece, principalmente, devido a uma maior importância que a sociedade está dando à alimentação e aos outros meios de alcançar uma vida mais saudável.

Como vimos, o curso de nutrição tem uma abordagem generalista. De maneira geral, o formado na faculdade de nutrição pode atuar nas seguintes áreas:

  • Nutrição clínica: o atendimento individualizado de um nutricionista visa promover a reeducação alimentar do paciente. É feita uma investigação que envolve o histórico de saúde do paciente, hábitos alimentares, exames e estilo de vida para a definição de um diagnóstico e a elaboração de um novo cardápio alimentar;
  • Nutrição Coletiva: diferentemente da nutrição clínica, nesta área de atuação o nutricionista presta consulta para um grupo de pessoas, como acontece no caso de restaurantes, refeitórios, hotéis, escolas e clubes;
  • Nutrição Esportiva: o nutricionista também pode auxiliar atletas e pessoas que praticam atividades físicas a melhorarem o desempenho, evitarem danos ao organismo e se recuperarem de maneira saudável;
  • Indústria Alimentícia: na indústria, o profissional de nutrição atua no controle da qualidade dos alimentos produzidos dentro de um processo de produção. Elaboração de informações nas embalagens, higienização da equipe e higienização correta dos alimentos são algumas das funções;
  • Pesquisa: a carreira acadêmica é outra oportunidade que os formados em nutrição podem ter pela frente. As pesquisas nesta área envolvem investigações acerca dos efeitos dos alimentos no organismo, formas de avaliar a qualidade dos alimentos, reconsideração de métodos de higiene etc.

Além das áreas de atuação mais tradicionais, desde a nutrição clínica ao marketing nutricional, o profissional formado em nutrição pode se tornar um empreendedor, investindo no próprio consultório ou clínica. É uma maneira de unir os conhecimentos adquiridos na faculdade com a grande oportunidade de ter a própria empresa.

Em resumo, enquanto houver novas pesquisas acerca da alimentação humana, novas tendências na indústria alimentícia e pessoas preocupadas com o que comem, investir no curso de nutrição será uma etapa importante para construir uma carreira de sucesso.

O que considerar ao escolher uma faculdade de nutrição em Juiz de Fora?

Agora que você sabe como funciona a faculdade de nutrição e os motivos que levam as pessoas a investir na carreira de nutricionista, separamos alguns critérios que não podem ficar de fora na hora de pesquisar a melhor instituição de ensino. Confira e tire suas dúvidas!

Bom reconhecimento do MEC

Pode até parecer uma dica óbvia, mas é importante se assegurar de que o curso oferecido pela instituição tem o aval do MEC. O reconhecimento oficial serve para manter a alta qualidade do ensino superior no país. Busque essa informação no site da instituição, você também pode fazer uma busca no site do e-MEC.

O reconhecimento oficial dá validade ao diploma para ser aceito em concursos e no mercado de trabalho. No UniAcademia, por exemplo, o curso de nutrição e todos os outros do programa de graduação têm o reconhecimento do Ministério.

Grade curricular

É comum que a instituição de ensino ofereça a grade curricular de cada curso em seu site oficial. Fazer essa consulta é muito importante para comparar a quantidade de disciplinas e a organização das cargas horárias entre várias instituições. Valorize uma grade curricular abrangente, organizada e bem definida, com disciplinas que respondam às demandas do mercado de trabalho.

Acessibilidade financeira

Mesmo que não seja uma preocupação imediata para você, confira se a instituição é acessível em relação às formas de ingresso e incetivo aos estudos. No UniAcademia, os alunos podem conseguir bolsas de estudo, descontos e crédito estudantil para fazer a graduação.

Infraestrutura

A infraestrutura oferecida pela instituição de ensino é um aspecto crucial para os futuros alunos de cursos de saúde, como o curso de nutrição. Laboratórios e equipamentos modernos facilitam o aprendizado e o exercício de habilidades importantes para o sucesso profissional.

Se interessou em ser nutricionista? Se você está na fase de escolher a carreira profissional e já pensou na faculdade de nutrição em Juiz de Fora, siga as nossas dicas para fazer um investimento certeiro. As possibilidades de atuação são variadas e exigem profissionais muito bem capacitados para se destacar no mercado.

Já conhecia o UniAcademia? Unimos tradição e credibilidade para oferecer uma formação humana e de excelência acadêmica. Veja aqui a matriz curricular e outros detalhes do nosso curso superior de nutrição!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.