Visite nosso site
Mercado

Conheça a Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar do UniAcademia

Mercado

Conheça a Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar do UniAcademia

O mercado de trabalho na área da saúde cresce constantemente. Os profissionais que desejam adquirir diferencial para atuar nas mais diversas instituições e cargos podem realizar uma especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar.

A pós-graduação é voltada para aqueles que já têm formação superior em Psicologia ou diploma em cursos relacionados ao setor. As disciplinas da pós têm caráter multidisciplinar e um enfoque mais prático, com experiências e vivências riquíssimas que ocorrem por meio de visitas técnicas.

Para explicar mais sobre o assunto, convidamos a professora Beatriz do Santos Pereira, uma das coordenadoras da pós-graduação em Psicologia Hospitalar do UniAcademia. Acompanhe a seguir!

Como é o ramo da Psicologia Hospitalar?

A Psicologia da Saúde agrega conhecimentos utilizados na promoção de saúde, na prevenção e no tratamento de doenças, no diagnóstico relacionado à saúde e no desenvolvimento de políticas públicas. No entanto, seu principal foco é o nível mais básico da assistência à saúde, como explica Beatriz.

O campo de atuação da Psicologia Hospitalar, por outro lado, apresenta um nível maior de complexidade no sistema de saúde, em que o profissional exerce atividades essenciais em hospitais e clínicas.

A Psicologia Hospitalar cumpre alguns objetivos específicos, como possibilitar a postura ativa do paciente diante de seu processo de hospitalização. Além disso, o ramo busca proporcionar melhores condições na lida com as doenças, minimizando os impactos psicológicos em pacientes, como comenta a professora.

Um dos grandes focos da área é o cuidado, os cuidadores familiares e os próprios profissionais da saúde. A atuação do psicólogo hospitalar se desenvolve de acordo com a unidade ou o setor em que exerce suas funções, como enfermarias, centros cirúrgicos, UTIs, entre outros, sempre considerando as necessidades específicas dos indivíduos atendidos em cada contexto.

Em geral, a prática profissional envolve a avaliação e o suporte psicológico, além do acompanhamento do paciente e de sua família. Beatriz afirma que esse é um setor que apresenta crescimento, tanto internacionalmente quanto no Brasil, representando um campo amplo e promissor a ser desenvolvido e explorado.

Como é o dia a dia desse profissional?

Como visto, na prática, o profissional atua nos mais diversos ambientes. Como especialista capaz de identificar a relação entre as variáveis psicológicas e as doenças, espera-se do profissional uma escuta atenta e uma acolhida do paciente e das famílias.

Nesse sentido, a rotina pode envolver o diálogo com esses agentes, assim como a equipe multidisciplinar responsável. Desse modo, é possível ter uma visão geral sobre o caso e realizar avaliações psicológicas precisas.

É por meio delas, afinal, que se pode ter um melhor direcionamento sobre os problemas encontrados e as melhores abordagens para o caso. O especialista pode atuar na restauração de pensamentos disfuncionais, no enfrentamento de condições de saúde, no estímulo à expressão das emoções e assim por diante.

Além disso, pode atuar dentro da própria equipe médica, mediando conflitos, garantindo a realização de um bom trabalho e contornando situações difíceis no dia a dia, especialmente aquelas relacionadas a pacientes problemáticos.

Qual o objetivo do curso?

A especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar do UniAcademia tem como foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para trabalhar aspectos psicológicos nos contextos da saúde, considerando todos os níveis de assistência, explica Beatriz.

A pós-graduação ainda traz uma perspectiva biopsicossocial de saúde com ampla valorização interdisciplinar. A ideia é, justamente, qualificar a formação dos profissionais, oferecendo-lhes fundamentos históricos, teóricos e clínicos sobre os aspectos subjetivos que fazem parte da atuação na área da saúde.

Afinal, vale a pena cursar essa pós-graduação?

Como visto, a especialização em Psicologia da Saúde oferece uma abordagem ampla que pode ser decisiva para progredir na carreira. Por outro lado, a resposta à pergunta depende de alguns fatores. Considere a seguir algumas dicas e descubra se esse é o curso ideal para você!

Considere os seus objetivos

É preciso pensar, em primeiro lugar, a respeito dos seus objetivos profissionais. Nesse sentido, vale refletir sobre os ambientes em que deseja atuar, sobre o dia a dia da profissão e assim por diante. Do mesmo modo, é importante conferir os cargos e as funções que você poderá acessar a partir do curso e se essas oportunidades do mercado são compatíveis com as suas metas.

Conheça o seu perfil profissional

Outro aspecto importante para se considerar é o seu perfil profissional. É importante entender quais são as soft skills esperadas para um especialista em Psicologia da Saúde e entender se você é capaz de se adaptar com facilidade às demandas. É claro: qualquer habilidade pode ser aprendida e desenvolvida na pós-graduação. Por outro lado, conhecer de antemão as competências mais relevantes permite compreender pontos fortes e, ainda, desenvolvê-los como diferencial ao longo do curso.

Converse com profissionais da área

Para entender se o curso é ideal para você, uma dica é conversar com profissionais que já atuam nessa área e trocar experiências sobre realizações pessoais. Você também poderá compreender melhor sobre as perspectivas salariais e as possibilidades de ascensão na carreira. Vale destacar que essa troca também pode ser o primeiro passo para construir uma rede de contatos profissionais qualificada, que pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Verifique a proposta do curso

Por último, não deixe de conferir a grade curricular e a proposta do curso em questão. Desse modo, é possível compreender que tipo de competências e habilidades a instituição de ensino escolhida pretende conferir ao aluno. A seguir, você verá um pouco mais sobre as disciplinas ministradas na especialização em Psicologia da Saúde do UniAcademia.

Como é a grade curricular da pós-graduação?

A pós-graduação em Psicologia da Saúde e Hospitalar tem duração de 1 ano, com uma grade curricular composta pelas seguintes disciplinas:

  • Saúde Mental e Aspectos Sociais;
  • Metodologia Científica;
  • Psicologia no Hospital Geral;
  • Psicologia no Contexto da Saúde;
  • Psicologia em Saúde nos Cuidados com a Equipe;
  • Psicologia nas Condições Crônicas;
  • Repercussões Psicológicas do Adoecer;
  • Imagem Corporal e Transtornos Alimentares;
  • Dependência Química;
  • Religiosidade e Espiritualidade na Saúde;
  • Temas sobre Morte e Luto.

Beatriz comenta que dentro das disciplinas são abordados diversos contextos específicos em Psicologia da Saúde e Hospitalar, considerando as distintas fases do desenvolvimento humano. O curso também traz discussões sobre a Psicologia diante da pandemia da Covid-19. Portanto, a pós-graduação é bastante completa, uma vez que oferta uma base sólida e segura para a atuação em Psicologia da Saúde e Hospitalar.

Como iniciar os estudos em Psicologia Hospitalar?

Quem tem interesse em se aprofundar nos estudos de Psicologia Hospitalar pode se inscrever no curso do UniAcademia. Basta que o aluno esteja cursando o último semestre da graduação em Psicologia ou, caso seja graduado, apresente seu diploma para realizar a inscrição. O processo seletivo acontece por meio do site institucional do UniAcademia. Após a efetivação da inscrição, o estudante estará apto a participar das aulas, como explica Beatriz.

O curso do UniAcademia tem como grande diferencial uma estrutura pedagógica completa com a abordagem de diversas temáticas fundamentais para a atuação em Psicologia da Saúde e Hospitalar. Além disso, o corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores em suas respectivas áreas de atuação.

Muitos dos educadores são grandes pesquisadores e escritores, autores de obras de referência na Psicologia da Saúde e Hospitalar. O corpo docente de excelência do UniAcademia é altamente qualificado, proporcionando uma experiência única e de alto padrão de aprendizado para os estudantes, comenta a professora Beatriz.

Com os conhecimentos adquiridos na pós-graduação, o aluno pode trabalhar em todos os níveis da assistência à saúde, desde a atenção básica até em instituições hospitalares com grande nível de complexidade e tecnologia.

Como é o mercado de trabalho no setor?

Tanto a Psicologia da Saúde quanto a Psicologia Hospitalar são áreas em expansão que vêm ganhando espaço significativo no mercado. Além disso, considerando uma perspectiva biopsicossocial, atualmente há uma grande valorização da saúde mental no processo de saúde e doença, como explica Beatriz.

O profissional pode atuar em hospitais psiquiátricos e em clínicas de reabilitação. O psicólogo hospitalar auxilia os pacientes a enfrentarem diagnósticos mais complexos, como o de uma doença grave, por exemplo. Além disso, também auxilia na readaptação e nos desafios que os tratamentos de saúde exigem.

Em todas as possibilidades de atuação, a ideia é ressignificar a vida dos pacientes. Para além do trabalho com a equipe de saúde, o psicólogo hospitalar ainda se envolve com as famílias, prestando apoio e orientação aos entes mais próximos.

Essa é uma carreira que exige bastante comprometimento e dedicação. Mesmo assim, há diversas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. Investir em uma educação de qualidade para se tornar mais competitivo é uma dica essencial para quem deseja atuar nesse ramo da saúde. A pós é uma modalidade que traz diversos benefícios, sobretudo para o currículo. Com isso, é possível ter um perfil profissional mais valorizado e, consequentemente, melhores oportunidades no mercado.

Sem dúvidas, a especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar é uma ótima alternativa para os psicólogos que almejam crescimento e qualificação em seu setor. Como visto, um profissional com pós-graduação na área conta com amplas possibilidades de atuação e tende a ser cada vez mais reconhecido, tendo em vista a crescente valorização da saúde mental. Para ter acesso às melhores oportunidades no mercado, no entanto, é fundamental contar com boas instituições de ensino.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais artigos como este, não deixe de curtir a Página do UniAcademia no Facebook!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!