Visite nosso site
Vestibular

Como escolher uma faculdade de Educação Física em Juiz de Fora?

Vestibular

Como escolher uma faculdade de Educação Física em Juiz de Fora?

A graduação completa no ensino superior é um título fundamental para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho e se destacarem nele, alcançando cargos e remunerações satisfatórias. Se você está pensando em entrar em uma faculdade de Educação Física em Juiz de Fora, essa escolha deve ser feita com bastante cautela.

Afinal, existem vários critérios que precisam ser levados em conta, como a localização da instituição, a avaliação do curso e da faculdade pelo Ministério da Educação (MEC), a estrutura do local e muito mais.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para facilitar a sua decisão. Com as nossas dicas, você vai poder fazer a decisão mais acertada para o seu caso. Continue a leitura e saiba mais!

Não deixe a faculdade para depois

Confira a avaliação do MEC

O MEC disponibiliza uma plataforma conhecida como Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, na qual é possível fazer uma pesquisa sobre as notas das instituições de ensino e dos respectivos cursos ofertados.

Segundo a plataforma, as avaliações vão de 1 a 5, sendo 5 a maior nota e 1 a nota considerada insuficiente. Além disso, existem diferentes formas de avaliação disponíveis. Veja algumas delas:

  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) — o objetivo é avaliar os alunos em relação à apreensão do conteúdo programático do curso estudado;
  • Índice Geral de Cursos (IGC) — mostra a qualidade geral de todos os cursos de nível superior que existem na instituição;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) — já essa avaliação mostra a qualidade específica de cada curso de graduação ofertado na instituição.

Dessa forma, acessar o e-MEC é um importante critério para escolher a sua faculdade de Educação Física em Juiz de Fora. Vale lembrar, ainda, que essa plataforma também indica quais são as graduações autorizadas pelo MEC.

Caso você faça uma graduação em uma instituição específica que não foi autorizada pelo Ministério, o seu diploma não terá validade no mercado de trabalho. Portanto, tome cuidado com isso.

Considere a localização da instituição

Outro ponto importante é analisar a localização da instituição, para verificar se ela é de fácil acesso. Logo, veja se existem pontos de ônibus por perto e, caso precise usar transporte público diariamente, analise a frequência com a qual os ônibus rodam na região.

Além disso, verifique se a instituição fica em um local próximo ao seu trabalho ou sua casa. Caso contrário, nessa jornada dupla, você passará muito tempo entre um trajeto e outro, o que pode prejudicar os seus estudos ou, até mesmo, a sua qualidade de vida. Outro lado negativo é que, quanto mais longe for a instituição, mais dinheiro será gasto com o deslocamento.

Verifique a infraestrutura do local

Como você vai cursar Educação Física, não podemos ignorar a importância de escolher uma faculdade que tenha uma ótima infraestrutura. Na verdade, independentemente do curso, é fundamental estudar em uma instituição bem preparada.

Dessa forma, verifique a presença de salas de aula bem equipadas, com cadeiras, mesas, televisores, ar-condicionado ou ventiladores, enfim, todos os itens necessários. Os banheiros e demais áreas de convivência também devem estar devidamente limpos e estruturados.

Quanto à prática da Educação Física, a instituição deve ter quadras poliesportivas em boas condições e equipamentos necessários para realizar as atividades, como bolas, redes, itens de proteção pessoal e muito mais.

Questione a opinião de alunos e ex-alunos

Durante a sua pesquisa sobre as opções de faculdades, não deixe de conversar com alunos e ex-alunos que estudaram nesses locais. Afinal, a opinião deles é muito importante para tomar a melhor decisão.

Se não conhecer pessoalmente nenhuma pessoa que estude ou tenha estudado em tais lugares, use a internet a seu favor. Portanto, entre nas redes sociais e procure pessoas que tiveram experiência com a instituição.

Existem até grupos no Facebook de alunos e ex-alunos das faculdades. Então, solicite permissão para entrar neles, faça um post com todas as suas dúvidas e analise o feedback dos participantes. Caso apresentem mais pontos negativos do que positivos, você já saberá que aquele não é o melhor lugar para iniciar os seus estudos.

Analise o histórico da instituição

Analisar o histórico da instituição também precisa ser um dos principais critérios ao escolher uma faculdade de Educação Física em Juiz de Fora. Nesse sentido, você pode pesquisar se o local já ganhou prêmios importantes, se é reconhecido no mercado de trabalho e se é uma referência em ensino de excelência.

Geralmente, as próprias instituições mostram essas informações no site oficial. Então, vale a pena pesquisar com mais profundidade. Lembre-se de que o histórico interfere na credibilidade da faculdade. Portanto, se ele for negativo, será difícil conseguir estágios na área e, até mesmo, alcançar empregos em cargos com boas remunerações no mercado de trabalho que já costuma ser bem disputado.

Observe a matriz curricular do curso

As disciplinas disponibilizadas pelo curso vão impactar seu grau de conhecimento sobre a área da Educação Física. Por isso, é essencial que você avalie cuidadosamente toda a matriz curricular do curso, incluindo as matérias obrigatórias e optativas oferecidas ao longo dos anos de graduação.

Para fazer uma comparação adequada, analise a matriz curricular de diferentes instituições e, assim, descubra qual se encaixa melhor nos seus objetivos. Dessa forma, será possível avaliar se as suas opções estão ofertando, pelo menos, o mínimo necessário para uma graduação de qualidade.

Certifique-se da qualidade do corpo docente

Não podemos esquecer, é claro, do corpo docente. Afinal, se ele vai repassar os conhecimentos, é fundamental que seja bem capacitado. Logo, no site oficial da instituição, verifique a formação dos professores, analisando se eles têm mestrado e/ou doutorado.

Além disso, procure as pesquisas que já foram realizadas, assim como trabalhos publicados e apresentados. Se eles forem profissionais bem qualificados, certamente vão apresentar um número expressivo de participação em eventos e artigos ou livros publicados. Portanto, analise esses itens com sabedoria.

Como você pôde perceber, existem muitos aspectos a serem levados em conta na hora de escolher uma faculdade de Educação Física em Juiz de Fora. Sabemos que essa é uma decisão importante, mas, com as nossas dicas, o processo será mais fácil e seguro.

Gostou de saber essas informações? Então, inscreva-se no curso de Educação Física oferecido pelo UniAcademia, referência de ensino em Juiz de Fora!

Não deixe a faculdade para depois

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!