Visite nosso site
CARREGANDO...
faculdade para quem gosta de desenhar
No items found.

Quando alguém trabalha com o que realmente ama, as chances de sucesso na carreira são bem maiores. Então, se você é uma pessoa criativa e tem bom senso estético, já pensou em alguma faculdade para quem gosta de desenhar? Sim, existem graduações que requerem essa habilidade em sua matriz curricular e, claro, na atuação da área.

Aliar a profissão ao dom de desenhar é uma forma de transformar o seu trabalho em algo realmente prazeroso. Além de favorecer o lado financeiro, a realização e a plenitude da sua rotina profissional, transformarão suas qualidades em verdadeiros diferenciais competitivos.

Que tal conhecer alguns cursos e ver se você se identifica com algum deles? Confira nos próximos tópicos.

1. Arquitetura e Urbanismo

Quem se identifica com o curso de Arquitetura e Urbanismo já pode esperar várias situações nas quais o desenho se faz presente. O arquiteto não precisa ser um desenhista nato, mas deve entender de desenho — por mais que utilize apenas ferramentas digitais ao criar plantas e projetos, seu senso estético é essencial.

A profissão depende do conhecimento de perspectiva, representação de objetos, noção espacial e, até mesmo, detalhes mais sutis, como luz e sombra. O curso traz diversas disciplinas que ajudam a aprimorar habilidades, envolvendo, inclusive, geometria e desenho técnico. Alguns arquitetos aproveitam seu lado artístico para criar traços autorais, que funcionam como uma espécie de assinatura do seu trabalho.

2. Design de Interiores

Quem gosta de desenhar também pode se especializar em Design de Interiores. Há quem confunda essa profissão com a Arquitetura — e elas são muito inter-relacionadas —, mas o designer vai projetar especificamente espaços pontuais e ambientes internos.

Portanto, o desenho é uma ferramenta crucial na elaboração de projetos inteligentes e funcionais que se ligam ao bom gosto estético do profissional. Ele pode desenhar desde móveis planejados até a composição de espaços, com foco em conforto, segurança, funcionalidade e, claro, beleza.

O designer de interiores também cuida da paleta de cores dos ambientes, da iluminação, dos revestimentos e dos demais detalhes que montam espaços residenciais, comerciais, corporativos e até cenográficos. O curso superior é mais técnico e dinâmico que o de Arquitetura, e o profissional vai encontrar um mercado em franca expansão.

3. Design de Moda

Outra faculdade para quem gosta de desenhar é a de Design de Moda. Esse é um segmento que está sempre em movimento e, a cada temporada, novas coleções são lançadas para a comercialização de peças de vestuário e acessórios.

Quem se interessa pela área precisa ter um lado criativo aguçado e buscar inspirações constantes para desenvolver suas criações. O curso em questão ajuda nesse sentido, fazendo com que as técnicas de desenho sejam lapidadas e estrategicamente voltadas à confecção de peças, definição de conceitos e produção de desfiles e outros eventos de moda.

O mercado de moda traz várias possibilidades de atuação, que vão muito além de simplesmente desenhar croquis e criar figurinos. Às vezes, o desenho técnico vai se fazer necessário para o lado artístico tenha espaço, por exemplo, e o profissional pode trabalhar como estilista, figurinista, modelista, consultor de estilo e produtor de moda.

4. Engenharia

Por essa você não esperava, não é mesmo? Certas graduações da área de Exatas também abrem espaço para o desenho, como é o caso de algumas Engenharias. Algo bem comum é o desenho técnico e a geometria, que são indispensáveis na representação de projetos.

Os engenheiros eletricistas, de produção, mecânicos ou da área civil lidam diariamente com plantas e desenvolvimento de projetos que dependem — e muito — dessa habilidade “artística”. Se você gosta da área, não precisa ser um desenhista nato, mas as noções básicas serão, sim, fundamentais para o seu melhor aproveitamento do curso e atuação no mercado.

5. Desenho Industrial

Também conhecido como Design Industrial, esse curso capacita o profissional a criar e representar produtos diversos para a indústria. Muitas pessoas da área de Publicidade e Propaganda, por exemplo, migram para esse tipo de atuação.

São desenvolvidas desde embalagens para garrafas de bebidas e vidros de cosméticos até produtos mais robustos, como máquinas e automóveis. As possibilidades de criação são enormes, a depender do nicho industrial, e o profissional tem nas habilidades de desenho sua maior ferramenta de trabalho.

Além de desenhar novos objetos, essa profissão é importante na otimização de produtos já existentes — o que melhora a usabilidade em relação ao público. O objetivo é chegar a um resultado cada vez mais atrativo, rentável e inovador, por meio de cálculos, princípios mecânicos e físicos, teorias de fabricação, entre outros aspectos.

6. Design Gráfico

Os interessados em Marketing têm muito contato com o Design Gráfico, mas essa é uma atuação que atrai profissionais de diferentes áreas, justamente por envolver técnicas artísticas, ilustração e comunicação visual.

Não há dúvidas de que o desenho é a essência do trabalho do designer gráfico. Ele depende da criatividade e de suas habilidades artísticas (somadas às digitais) para desenvolver identidades visuais de empresas, logotipos, embalagens de produtos, outdoors e vários outros materiais presentes na internet e no marketing convencional.

7. Artes Visuais

Os amantes das artes visuais geralmente são pessoas que gostam de pintura, ilustração, cerâmica, escultura, fotografia etc. Muitos estudantes de Jornalismo, por exemplo, encontram nessas vertentes uma maneira de trabalhar a comunicação por meio de suas habilidades artísticas — como o desenho.

O mercado de trabalho vai desde o campo artístico ao editorial, abarcando quem trabalha com ilustração de capas, histórias em quadrinhos, desenho contemporâneo, fotojornalismo, elaboração de projetos culturais e educativos, entre outras possibilidades.

Aos talentosos de plantão, uma faculdade para quem gosta de desenhar é uma alternativa muito proveitosa de unir o útil ao agradável. Para as chances de sucesso serem ainda maiores, opte por estudar em uma instituição bem-conceituada e de qualidade. Ela deve proporcionar ao estudante não só o lado teórico e acadêmico, mas também prático e atual — de modo que a sua formação, unida ao desenho, esteja alinhada ao mercado de trabalho.

Gostou das possibilidades e tem interesse em saber mais sobre as graduações? Confira os cursos do UniAcademia e escolha os rumos do seu futuro hoje mesmo!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Tags

No items found.
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.