Visite nosso site
Inovação

Portfólio online: o passo a passo completo para você fazer o seu!

Inovação

Portfólio online: o passo a passo completo para você fazer o seu!

Se você deseja impulsionar o seu currículo e se diferenciar como profissional no mercado, saiba que é fundamental criar um portfólio online para apresentar aos recrutadores. Essa é uma maneira eficaz de divulgar o seu trabalho, independentemente do ramo em que atua.

Basicamente, você deve listar as suas melhores produções e criar uma coleção organizada, preferencialmente destacando quais são os maiores objetivos da sua carreira. O documento ainda é uma alternativa para documentar e registrar suas habilidades e experiências.

Acompanhe a seguir e confira o passo a passo completo para fazer o seu portfólio online!

Qual a importância de ter um portfólio online?

O portfólio é uma espécie de documento que reúne as habilidades e experiências do profissional. Ao contrário do currículo, ele traz exemplos práticos dos trabalhos executados pelo indivíduo. Para isso, é fundamental ter uma boa apresentação e organizar muito bem as informações listadas no portfólio para que os recrutadores notem e percebam como é a sua conduta.

Ter um portfólio também é essencial para conquistar oportunidades no mercado de trabalho, por isso, você deve selecionar as suas melhores produções e organizá-las de maneira específica para cada vaga a qual deseja se candidatar. Todo bom profissional, atualmente, conta com um portfólio online, uma vez que muitos cargos são oferecidos no ambiente digital.

Com isso, os recrutadores conseguem acessar rapidamente os seus projetos e obter informações mais precisas do seu estilo de trabalho. Por ser mais prático que um currículo, o portfólio permite que você se diferencie entre a concorrência, que costuma ser acirrada dependendo da sua área de atuação.

Tenha em mente que as suas possibilidades podem aumentar consideravelmente com um portfólio online bem apresentável. Além disso, estando presente na internet, você tem mais facilidade para promover as suas experiências e direcionar melhor os seus objetivos, que se tornam mais facilmente alcançáveis.

Como criar um portfólio online?

O portfólio online é uma oportunidade para ver o seu negócio engrenar. Assim, é fundamental ser atencioso a alguns aspectos antes de criar o seu documento profissional. Até porque a primeira impressão geralmente é a que fica, e os recrutadores tendem a dar mais valor ao seu perfil quando ele é objetivo e apresenta o seu histórico detalhando seus valores e comprometimento com o trabalho.

Existem inúmeros tipos de portfólio, por isso, é preciso considerar a vaga que deseja se candidatar para criar um dossiê específico que reúna suas produções mais relevantes e de destaque. Nele, você deve arquivar as informações de maneira organizada com tudo o que foi trabalhado em seus anos de experiência profissional e acadêmica.

Para isso, confira a seguir o passo a passo completo para criar um portfólio online e adquirir sucesso na carreira.

Escolha uma plataforma adequada

Atualmente, é possível criar e disponibilizar o seu portfólio em plataformas online específicas. O melhor é que existem uma série de plataformas que oferecem o serviço gratuitamente, como o Behance, Wix, DeviantArt e Flickr. Além de serem espaços para hospedar arquivos, alguns sites também servem como ponte entre profissionais e clientes, por isso têm sido tão utilizados.

Além de tudo, você ainda pode visualizar portfólios de outras pessoas da sua área de atuação e ter ideias inspiradoras para criar o seu documento, de maneira original e autêntica. Muitos recrutadores descobrem candidatos por meio dos portfólios e das plataformas, podendo entrar em contato mais rápido com o perfil desejado para a vaga.

Cuide da estética do portfólio

Muitas vezes, o portfólio online é uma oportunidade de se apresentar para os contratantes, que têm exigido cada vez menos o envio de currículo ou entrevista aos candidatos. Por conta disso, é fundamental que o documento tenha uma estética agradável, resumida e bem objetiva, mostrando as habilidades que você adquiriu em suas experiências de trabalho e na faculdade.

Uma boa dica é apresentar, de maneira breve, quais foram os seus projetos concluídos, seus clientes anteriores, cursos e, caso houver, ocupações voluntárias das quais participou. Nas plataformas especializadas, por exemplo, você já encontra um design pronto, bastando optar por preferências de disposição e cores para cada trabalho realizado.

Crie peças fantasmas

Caso você esteja ingressando agora no mercado de trabalho e não tem projetos relevantes para apresentar no portfólio, é possível criar peças fantasmas. A prática é comum entre muitos profissionais, que acabam criando peças para clientes fictícios ou marcas já reconhecidas e famosas.

Assim, você deve elaborar o material como se estivesse sido realmente contratado, utilizando todo o seu potencial para criar algo inovador ou diferenciado da concorrência. Mesmo que pareça estranho em um primeiro momento, a peça fantasma pode render boas indicações e visitas de contratantes interessados no seu perfil de trabalho.

Divulgue seus melhores trabalhos

Com o decorrer da sua experiência, certamente você terá alguns projetos que deseja destacar entre a maioria. O portfólio deve reunir, justamente, as melhores produções que você já executou, uma vez que o intuito é encantar os clientes ou a empresa para a qual você quer se candidatar em uma vaga específica.

O importante é chamar a atenção e fazer com que os visitantes percebam a qualidade do que você faz. As informações devem ser organizadas em uma ordem lógica, para que os recrutadores consigam encontrar tudo o que procuram com mais facilidade e rapidez.

Seja original

Ser original é um critério essencial para um bom portfólio online. Para se destacar e montar um documento realmente interessante, busque utilizar apenas os seus trabalhos originais e os que apresentam com objetividade o seu trabalho.

O indicado é inserir produções diferenciadas para demonstrar que a sua atuação é única e valiosa. Inclusive, você pode destacar alguma especialidade que possui, pois isso pode fazer toda a diferença na hora da contratação.

Ter um portfólio online é uma maneira eficiente de melhorar a divulgação dos seus trabalhos e, também, uma excelente chance para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. Para além de simplesmente criar o documento, ainda é importante ter criatividade para se diferenciar entre os concorrentes e em sua área de atuação, o que pode render indicações e mais recrutadores interessados em seu perfil profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter para receber, diretamente em seu e-mail, todas as novidades do UniAcademia!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!