Visite nosso site
Mercado

Reformas residenciais: por que se profissionalizar e investir nesse mercado?

Mercado

Reformas residenciais: por que se profissionalizar e investir nesse mercado?

Com o agravamento da pandemia, grande parte das pessoas tiveram que se manter em casa para realizar atividades de trabalho e estudo. Por conta disso, as reformas residenciais cresceram significativamente no período, fazendo com que muita gente buscasse por profissionais e serviços especializados na área.

Com isso, o setor de construção civil, os arquitetos e designers de interiores, perceberam como o momento pode ser uma excelente oportunidade de crescimento. As obras e reparos geralmente são mais requisitadas nas áreas comuns de descanso e no escritório, que é justamente o ambiente da casa que tem sido mais utilizado no isolamento social.

Acompanhe a seguir e entenda por que tem sido interessante investir no mercado de reformas residenciais e como se profissionalizar para atuar no setor. Confira!

Como funciona a área de reformas residenciais?

Todo mundo que já teve que fazer alguma reforma em casa sabe como esse momento pode ser cheio de imprevistos. De fato, é preciso ter bastante planejamento para que o resultado saia como o esperado, e contar com profissionais especializados faz toda a diferença. Especialmente nesse período de pandemia, as pessoas têm se ocupado em tornar o lar um lugar mais confortável e aconchegante.

Quando passamos mais tempo em casa, é comum encontrar detalhes que antes não eram percebidos, não é mesmo? Desde uma pequena infiltração à pintura das paredes, os reparos residenciais podem se tornar verdadeiros incômodos quando o que se deseja é tornar o ambiente mais funcional e agradável.

Atualmente, grande parte das reformas têm sido feitas para tornar algum dos espaços da casa mais adequados para se trabalhar ou estudar. Isso porque muita gente foi obrigada a se dedicar às atividades profissionais e acadêmicas de forma remota, tendo em vista a necessidade de isolamento social que a pandemia impôs.

Mesmo assim, tentar fazer por conta própria e sem suporte profissional pode sair mais caro do que se fosse investir na contratação de um especialista na área. Engenheiros, arquitetos e designers de interiores, por exemplo, podem auxiliar bastante nesse momento, por já terem conhecimento e experiência, entendendo todos os passos de uma reforma.

Por menor que seja a reforma, ela pode trazer problemas no futuro, o que pode levar ao aumento das despesas dos moradores. No entanto, tendo os cuidados necessários e contratando os melhores profissionais do setor, é possível ter bons resultados e garantir mais tranquilidade ao investir na obra.

Como atuar no setor de reformas residenciais?

Quem deseja prestar serviços no setor para aproveitar o crescimento da construção civil no período da pandemia, deve buscar por especialização o quanto antes para oferecer o que há de mais moderno no mercado de reformas e reparos. Existem algumas carreiras bastante promissoras que têm sido cada vez mais requisitadas por quem quer realizar alterações em seu imóvel.

Os arquitetos e designers, por exemplo, são profissionais com amplo conhecimento e experiência no segmento. Além de conhecer detalhes dos materiais, preços e estruturas mais adequadas para cada ambiente, esses especialistas dão o apoio necessário para que tudo ocorra conformo o planejado. Veja, a seguir, algumas características sobre cada uma das profissões.

Arquiteto

A Arquitetura é o setor responsável por planejar todos os espaços internos e externos de uma casa. Para realizar bem o trabalho, o arquiteto deve pensar na estética desejada para o local e também observar as características do entorno do imóvel, avaliando quais serão os impactos da construção ou reforma.

A formação acadêmica para quem quer se especializar contém disciplinas das Ciências Exatas e Humanas, com aulas teóricas e práticas que abordam inúmeros temas. Matérias, como Desenho Arquitetônico, Cálculo, Computação Gráfica, Estatística e Paisagismo fazem parte da grade curricular da graduação em Arquitetura.

O profissional da área precisa compreender quais os materiais mais utilizados nas construções e como reagem com o meio e com a edificação. Como ele lida diretamente com a parte estrutural, é fundamental ter responsabilidade e saber tomar as melhores decisões, de acordo com as características de cada imóvel.

O curso de Arquitetura é do tipo Bacharelado, com duração média de 5 anos. Para garantir o diploma de nível superior, o aluno ainda deve realizar um estágio obrigatório e supervisionado, além de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Designer de interiores

A área de Design de Interiores planeja ambientes internos de residências, prédios, entre outros tipos de imóveis. O trabalho consiste em fazer com que os espaços e cômodos se tornem mais funcionais, confortáveis e esteticamente agradáveis.

O profissional do setor define como será a disposição da mobília, as cores e texturas mais adequadas para as paredes, os objetos e revestimentos que serão utilizados no local. Para isso, é preciso ter bastante criatividade e se manter sempre atualizado em relação aos materiais disponíveis no mercado.

Apesar de ser semelhante ao trabalho do arquiteto, o designer de interiores não tem autorização para realizar mudanças estruturais em um projeto residencial, como derrubar paredes ou mudar a planta original. Mesmo assim, o profissional é qualificado para tornar a casa um lugar mais aconchegante e bonito, tendo em vista que os projetos são pensados de acordo com as preferências e personalidade dos moradores.

O curso de Design de Interiores pode ser do tipo Tecnológico ou Bacharelado, tendo duração média de 2 anos. A ideia é preparar o estudante rapidamente para que ele ofereça seus serviços assim que obtém a formação de nível superior. A grade curricular não exige estudo aprofundado de edificação, no entanto, é preciso se dedicar para aprender matérias sobre Ergonomia, História da Arte e Conforto Ambiental, por exemplo.

Quem deseja aproveitar as excelentes oportunidades de trabalho no setor de reformas residenciais deve se profissionalizar o quanto antes para adquirir conhecimento e experiência prática. Sem dúvidas, a área oferece boas possibilidades de retornos financeiros e crescimento no mercado de trabalho. Portanto, caso você ainda não tenha escolhido uma carreira para atuar, considere as nossas dicas e tome a melhor decisão para o seu futuro!

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga o UniAcademia nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!