Visite nosso site
Ensino

Confira as principais informações sobre a pós-graduação em Teoria Psicanalítica

Ensino

Confira as principais informações sobre a pós-graduação em Teoria Psicanalítica

A competição por uma vaga no mercado de trabalho está cada dia mais acirrada. Diante desse contexto, destacam-se os profissionais que investem em capacitação e em atualização constantes, mesmo após concluir a graduação.

A Psicologia é uma área bastante ampla e complexa, exigindo que aqueles que a ela se dedicam busquem permanentemente um maior direcionamento profissional em áreas específicas. Em outras palavras, é necessária uma continuidade após a formação de nível superior por meio da pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu).

São vários os campos possíveis para se especializar, como Psicologia Social, Psicologia do Trabalho, Psicologia Clínica, Psicanálise e muitos outros. Neste texto, vamos trazer mais informações sobre a Psicanálise, abordando-a com maior profundidade.

A seguir, saiba tudo sobre o curso de pós-graduação em Teoria Psicanalítica do UniAcademia e prepare-se para começar essa incrível jornada! Vamos lá!

O que estuda a Teoria Psicanalítica?

Inicialmente, vale dizer que a especialização nessa área do conhecimento não está restrita aos psicólogos. Devido à sua interdisciplinaridade, ela abarca profissionais dos mais diversos tipos de formação (Saúde, Ciências Sociais e Ciências Humanas no geral, Educação e mais) que tenham interesse na temática, como modo de ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo e as suas relações, bem como sobre si mesmo.

A pós-graduação em Teoria Psicanalítica - Clínica e Cultura tem a sua constituição teórica demarcada por textos de Freud, Lacan e outros psicanalistas pós-freudianos, trazendo como pontos de partida a teoria psicodinâmica e a ética dos fundamentos. O caminho didático e pedagógico percorre, assim, uma trajetória de estudos que vai da epistemologia e da história às questões oriundas de sintomas contemporâneos, passando por conceitos teóricos basilares, prática clínica e intervenção.

Como não poderia deixar de ser, ela parte dos princípios fundamentais propostos por Sigmund Freud no início do século XX. A Psicanálise propõe novos determinantes epistemológicos e desperta uma interpretação e uma ideia sobre o aparelho psíquico humano que distanciam o intelectual de tudo que, até então, era sabido e formulado. Pela instauração de um novo paradigma para a Psicologia, Freud é, ainda hoje, reconhecido como "pai da Psicanálise".

Sendo assim, a Teoria Psicanalítica tem como o principal intuito firmar os conhecimentos sobre os alicerces teóricos e técnicos que direcionam a prática clínica. Além disso, ela busca atualizar os estudantes no que diz respeito às novas possibilidades de atuação abertas para a Psicanálise, bem como aos novos modos de sociabilidade emergidos na contemporaneidade.

Para quem a pós-graduação em Teoria Psicanalítica é indicada?

Tal como o próprio campo da Psicanálise, essa especialização é capaz de contemplar um público amplo e diverso, mas igualmente o restrito (psicólogos), uma vez que traz como cerne do debate os conflitos advindos dos mal-estares da cultura e os efeitos clínicos do indivíduo em sofrimento.

Em razão de seus diálogos interdisciplinares, o curso torna-se interessante para profissionais das Ciências Humanas e Sociais, da Saúde, da Educação e muitos outros, como dito. Desse modo, é indicado para pessoas com grau superior em qualquer campo do conhecimento.

Como funciona o curso e qual é a sua duração?

O curso tem duração de 18 meses, com turnos matutino e vespertino. As aulas estão previstas para acontecerem aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por se tratar de uma pós-graduação, a titulação recebida é em nível de especialização.

Como é composta a grade curricular?

A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:

  • História e Epistemologia da Psicanálise;
  • Metodologia de Pesquisa;
  • Seminários de Psicanálise;
  • Teoria Psicanalítica I e II;
  • Teoria da Clínica I e II;
  • Clínica Psicanalítica I e II;
  • Tópicos Avançados em Psicanálise I e II.

Quais são as áreas de atuação?

No que tange ao mercado de trabalho, o objetivo do curso não é formar tão somente para a atuação clínica. A área da Psicanálise permite um diálogo sobre o estabelecimento do ser único, singular e subjetivo, possibilitando a investigação de seus traumas, das emoções e das demais percepções provenientes de suas relações com o mundo.

Dito de outra maneira, o profissional especializado em Teoria Psicanalítica pode seguir a sua atuação para a pesquisa acadêmica, para a docência ou para a clínica. No caso de escolher a última, é preciso obter o título específico de Psicanalista, conquistado a partir de uma formação que contempla as suas três bases: análise pessoal, formação teórica e supervisão clínica.

Por que optar pela pós-graduação em Teoria Psicanalítica no UniAcademia?

A Psicanálise é um campo de estudo atemporal, isto é, a sua teoria prossegue respondendo às questões contemporâneas, bem como aos atuais sofrimentos humanos. O fato de os conceitos principais de Freud (funcionamento mental inconsciente, mal-estar da cultura e muitos outros) prosseguirem em voga é uma prova disso.

O curso permite que os estudantes refaçam o caminho teórico partindo das origens práticas e conceituais da Psicanálise como forma de consolidar o conhecimento sobre a área, compreendendo-a enquanto instrumento para a sua atuação não só profissional, mas no mundo. Além disso, tal formação possibilita o autoconhecimento (uma habilidade de suma importância, inclusive considerada um diferencial no mercado de trabalho).

Por meio do estudo do campo, o sujeito torna-se capaz de investigar a si mesmo, descobrindo a gênese de seus sofrimentos emocionais e psíquicos, tais como pânicos, medos, conflitos e limitações.

E o melhor: tudo isso é possível com a qualidade que só o UniAcademia pode proporcionar a você! O Centro Universitário Academia foi fundado em 1972 em Juiz de Fora. Atualmente, ele conta com três unidades na cidade (Unidade Arnaldo Janssen, Unidade Academia e Seminário Santo Antônio) e também com polos de ensino a distância em Pará de Minas e Barra Mansa.

Nós oferecemos cursos de graduação presenciais (tecnológicos, licenciaturas e bacharelados) e cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presenciais e a distância. A missão do UniAcademia é formar profissionais altamente qualificados, com habilidades, competências e padrão ético desenvolvidos de modo a serem capazes de responder às principais demandas das áreas em que atuam. Dessa forma, a faculdade é bastante reconhecida por seus cursos, docentes e alunos formados.

Ficou interessado em fazer a pós-graduação em Teoria Psicanalítica - Clínica e Cultura? Visite o nosso site, entre em contato conosco e confira mais detalhes sobre o curso e sobre a nossa instituição!

Entre em contato

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!